Após reforma, Biblioteca Municipal de Juazeiro volta à ativa trazendo histórias que poucos conhecem

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2014 às 21:38

BibliotecaDepois de fechada para reforma, a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho conseguiu superar todos os problemas e foi reaberta em agosto deste ano, com um acervo mais moderno e trazendo registro da história e lendas locais, além da vida de juazeirenses famosos e personalidades.

Entre essa histórias está a do Professor Aristóteles, que dá nome ao órgão. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, entre o horário das 8h às 22h, na Praça Imaculada Conceição, Centro de Juazeiro.  É o Setor da Juventude da prefeitura quem conta um pouco sobre o professor.

Confiram:

Juazeiro nos caminhos da história 

Você sabe quem foi Professor Aristóteles Pires de Carvalho? Nascido em Salvador, a 11 de julho de 1898, faleceu em Juazeiro em 08 de julho de 1949.

Seu primeiro emprego foi caixeiro de uma padaria, mais tarde funcionário público e servindo na Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, em Salvador (Estação da Calçada), Senhor do Bonfim, Queimadas e Alagoinhas, onde, ao que consta, deixou o emprego dada a pequenez do salário.

Veio, tempos depois, para a P.T. (Estrada de Ferro Petrolina-Teresina), e conseguiu, com o Professor Olavo Balbino, um lugar de professor auxiliar para completar o salário, que ainda era pequeno.

A 05 de maio de 1931, com a ajuda do Coronel Aprígio Duarte Filho, fundou a Escola Dr J. J. Seabra. Funcionava na Rua Sete de Setembro, onde o autor foi seu aluno.

Patriota inconteste, tinha verdadeiro amor a Bahia. Jamais deixou de desfilar sua famosa escola pelas ruas de nossa cidade para comemorar o 02 de Julho, data magna da Bahia.

Aos alunos impunha, com energia e às vezes crueldade, além dos ensinamentos de português, matemática, história, geografia, ciências, o sentimento de amor ao Brasil e principalmente a Bahia.

Nos desfiles sempre estava presente o índio, que recebeu uma homenagem no Largo 2 de Julho, quando era Secretário Municipal o poeta Pedro Raymundo Rodrigues do Rêgo.

Setor de Juventude/Prefeitura Municipal de Juazeiro

Após reforma, Biblioteca Municipal de Juazeiro volta à ativa trazendo histórias que poucos conhecem

  1. Adolfo Matos Lemos disse:

    Tão sabendo que tem estudante de veterinária com estágio remunerado na Biblioteca? E pode? Ah… Esse apadrinhamento dos comunistas… Estamos de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários