Ação pioneira da prefeitura mapeia ruas e avenidas de Petrolina que constam ou não como pavimentadas

por Carlos Britto // 09 de julho de 2019 às 07:32

Comunidade da tapera. (Foto: Jonas Santos/PMP/Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina iniciou, de forma pioneira, um mapeamento cujo objetivo foi levantar informações sobre a pavimentação de ruas e avenidas da cidade. Esse, inclusive, era um clamor antigo da população, já que em muitas localidades essas vias constam como pavimentadas, quando na verdade oficialmente não estão.

Pelo mapeamento a prefeitura contabilizou 1.374 ruas e avenidas com algum tipo de pavimento – ou seja 55% do total da malha viária agora estão listados oficialmente como calçados.

A ação desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Mobilidade (Seinfra) constatou ainda que 675 dessas ruas são cobertas por asfalto. Já aquelas com paralelepípedos somam 653, enquanto existem 40 ruas de piso intertravado e seis corredores de concreto. Ainda restam ser pavimentadas 1148 ruas da cidade.

Além desse levantamento, foi realizado um trabalho que mediu a qualidade do asfalto nas vias. Com uma tecnologia desenvolvida na Dinamarca e aperfeiçoada nos Estados Unidos, o  Falling Weight Deflectometer (FWB), foi possível medir a qualidade das ruas e a situação real dos pavimentos já existentes.  Esta análise irá possibilitar a definição, com maior facilidade, da priorização de obras e da otimização de verbas.

Pioneirismo

Petrolina é a primeira cidade do Interior do Nordeste a promover esse levantamento técnico. Em Pernambuco apenas o Recife possui cadastro de ruas com e sem pavimento. “Tínhamos um sério problema ao assumirmos a pasta, pois não havia em nenhum lugar um histórico das ruas pavimentadas de Petrolina. Agora, após realizamos um estudo criterioso, sabemos quantas ruas possuem, por exemplo, asfalto, paralelo ou ainda não têm nenhum tipo de pavimento. Este mapeamento irá facilitar o direcionamento das necessidades da cidade“, avalia o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

Apesar de o número de vias sem pavimento ainda ter um volume grande, quase a metade do município, a tendência é essa situação ser reduzida nos próximos anos por conta do programa de infraestrutura ‘Petrolina Cresce’. Já foram pavimentadas ou estão em execução cerca de 200  ruas. A meta é até o fim de 2020 concluir a pavimentação de cerca de 300 vias.

Ação pioneira da prefeitura mapeia ruas e avenidas de Petrolina que constam ou não como pavimentadas

  1. SANEIA PETROLINA! disse:

    Sei que o pavimento em uma rua ou avenida é muito importante,mas sei também que mais importante que o pavimento é o saneamento,portanto prefeito inicie juntamente com a compesa o programa SANEIA PETROLINA,pois o saneamento é também sinônimo de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários