Os números da segurança pública durante o ‘Carnaval de Todos’, que teve início em Juazeiro (BA) na última sexta-feira (3) e só foi encerrado nas primeiras horas da manhã de hoje (6), comprovaram o sucesso da folia em todos os polos do evento.
Os dados foram apresentados pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), que trabalhou alinhado com as demais forças de segurança – entre elas a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil (PC), que também apresentaram ocorrências baixas e sem gravidade. De acordo com 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin)/Juazeiro, foram 21 registros de furtos, um registro de tráfico de drogas, um registro de desacato, três pessoas conduzidas por posse/uso de drogas e um registro de porte ilegal de arma de fogo.
Os números apontam que houve redução de 59% no número de ocorrências da Polícia Militar (PM), no comparativo com o último carnaval realizado antes da pandemia, em 2020. De acordo com o balanço apresentado, entre os registros mais relevantes estão uma prisão por força de mandado judicial, duas armas de fogo apreendidas, cinco armas brancas retiradas de circulação e uma prisão por violência contra a mulher.
A prefeita Suzana Ramos enalteceu o resultado, fruto de um trabalho integrado e bem planejado pelas forças de segurança, que não mediram esforços para garantir aos foliões uma festa segura.
“Esses números comprovam que a paz reinou nos três dias de folia em Juazeiro, e isso é motivo de comemoração. Eu quero agradecer toda dedicação e profissionalismo a todos que colaboraram com o trabalho da segurança durante o Carnaval, em especial o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo; o subcomandante regional Coronel Machado; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini; o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Juazeiro, major Soares Neto; a delegada Regional da Polícia Civil, Lígia Nunes, além de todo o efetivo dessas e das demais instituições envolvidas pelo trabalho realizado em conjunto. São fatores determinantes para esse resultado alcançado“, declarou Suzana.

Foto: Ascom CPR-N/divulgação
Atuação integrada
Graças à atuação integrada dos agentes públicos de segurança, como o apoio do Graer, PMPE, PRF (com abordagens simultâneas nas BRs 407 e 235), PRE (com abordagens na BA 210 e entornos), Capitania dos Portos com as operações ribeirinhas, operação Força Norte, Duas Rodas intensificando blitz policial e Força Noturna – com pontos de abordagens nas principais vias de acesso de entrada e saída dos municípios envolvidos e formando proteção na AISP 46 durante à noite -, guarnições extras em todas as OPMs da AISP, policiamento montado, detector de metais nas abordagens, Ronda Maria da Penha, CPM Juazeiro e também às grandes inovações tecnológicas levadas ao circuito, como câmeras inteligentes em tendas, reconhecimento facial e caminhão de monitoramento, o Carnaval foi avaliado positivamente nos quesitos segurança e tranquilidade.
Off topic. A Prefeitura vai comemorar os 100 anos de Ana das Carrancas. Entretanto, esquece na marcha histórica da cidade que em 2023 também tem o centenário tanto da criação da diocese quanto da construção da Estação Ferroviária, sendo que a ferrovia foi um grande marco na história e no desenvolvimento da cidade. A Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal são insensíveis à história de Petrolina, pois nenhum evento comemorativo foi planejado em comemoração a estes eventos. Já se passaram batidos os centenários do Jornal O ‘Pharol (2015) e da Sociedade Filarmônica 21 de Setembro (2010). Até quando quando vamos tolerar um poder público formado por pessoas com pouco senso de pertencimento e de apreço à cultura e à história do nosso município.