Ação inédita da prefeitura viabiliza parcerias para remoção de colmeias em Petrolina

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2019 às 20:29

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Exterminar abelhas é considerado crime ambiental no Brasil. Para tentar diminuir essa prática, a Prefeitura de Petrolina acatou recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e firmou parcerias com outros órgãos que atuam no município para a realização da remoção, captura e retirada de colmeias.

A ação, inédita na região, foi firmada após a realização de evento sobre o assunto, em setembro de 2018, e conta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS); Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA); Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp); Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna); 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros (CB); além do MPPE.

As abelhas são responsáveis por cerca de 80% da polinização das plantas da Caatinga, sendo fundamentais na produção de frutos, incluindo as culturas agrícolas do Vale do São Francisco. “O objetivo é manter uma equipe capacitada fazendo uso de técnicas invasivas não letais para as abelhas e com baixo risco à saúde humana. Muitos desses enxames são aproveitados de forma sustentável em apiários como os dos apicultores da Ascamp“, explicou a ecóloga e analista ambiental do Cemafauna, Aline Andrade.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Graziella Correia, é de responsabilidade do órgão os serviços de saúde voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos de relevância para a saúde pública. “As pessoas que identificarem alguma colmeia em área urbana ou que ofereçam risco à população, devem ligar imediatamente para o CCZ e vamos encaminhar uma equipe treinada para fazer a coleta”, destacou.

Cuidado

A veterinária ainda reforçou que é necessário ter cuidado, principalmente as pessoas que são alérgicas. “A principal orientação é nunca tentar realizar a remoção de uma colmeia. Principalmente se não tiver a qualificação técnica para esse tipo de atividade, além de não provocar as abelhas. O ideal é se afastar e chamar o órgão responsável. Em caso de acidente é preciso procurar o posto de saúde imediatamente, principalmente, alérgicos, crianças e idosos“, frisou. As pessoas podem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do número 3867-4774. O órgão está localizado à Avenida Jatobá do Bairro Pedra do Bode, nº 01. Com informações da assessoria da PMP/SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários