‘Abraçaço’ encerra no Porta do Rio Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Velho Chico

por Carlos Britto // 03 de junho de 2015 às 20:00

mobilização velho chico petrolina (2)Um grande ‘abraçaço’ no Rio São Francisco marcou o encerramento em Petrolina, na tarde desta quarta-feira (3), de uma série de atos públicos pelo Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Velho Chico. Os eventos também aconteceram em Juazeiro da Bahia, na Orla I, pela manhã.

Segundo estimativas do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), cerca de 2 mil participantes, nas duas cidades, se engajaram no movimento.mobilização velho chico petrolina (1)Em Petrolina, a concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, Avenida Souza Filho, área central da cidade, e de lá seguiu pelas principais ruas e avenidas, culminando com o ato público às margens do Velho Chico, no Complexo Turístico do Porta do Rio.

Entre as autoridades políticas que participaram da mobilização estava o deputado estadual Odacy Amorim. Ele frisou, no seu discurso, ter articulado junto a alguns pares na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, viabilizada nesta quarta, dia nacional da mobilização (confira a entrevista amanhã). Alguns vereadores da Casa Plínio Amorim – a exemplo de Maria Elena, Betão e Geraldo da Acerola – também apareceram por lá.

O ato foi acompanhado ainda por representantes de órgãos governamentais e de organizações não governamentais, além de estudantes, povos indígenas da região e desportistas. Apesar da presença de público não ter sido a esperada desta vez, não houve quem não se arrepiasse com o ‘abraçaço’ dado no Velho, quando todos os participantes deram as mãos e gritaram palavras de conscientização em prol do rio, que passa por uma das piores crises hídricas de sua história.

‘Abraçaço’ encerra no Porta do Rio Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Velho Chico

  1. armando disse:

    Logo acima do local onde foi tirado a foto em Petrolina, na avenida tem um esgoto estourado a mais de 3 (três) meses e nunca foi visto pelos representantes desta cidade, uma vergonha pra Petrolina onde temos um novo local de lazer com grande movimentação de pessoas daqui e de outras cidades, e ao invés de um cartão postal vc encontra um esgoto que desfigura a beleza da paisagem, sem falar na fedentina no local.

  2. Edson Silva disse:

    Sim, e de concreto, na prática fizeram o que? caminhada e abraço não resolve o problema.
    Já faz quanto tempo que existem essas caminhadas?

  3. Maria de Fátima disse:

    Blogueiro, não tem 200 pessoas.
    As fotos falam por si só. O povo não se revelou comprometido com o Rio. Uma pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários