Abertura de conta do Bolsa Família não é obrigatória

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2010 às 17:18

bolsaO Projeto de Inclusão Bancária dos beneficiários do Programa Bolsa Família tem gerado dúvidas em Petrolina. O projeto que visa aproximar os cadastrados do Bolsa Família ao Sistema Financeiro Nacional, por meio da abertura de conta corrente e acesso a outros serviços financeiros, tais como o microcrédito, os microsseguros e a poupança. Também objetiva facilitar o pagamento do benefício e promover uma série de ações de educação financeira para as famílias.

No entanto, a gerente do Bolsa Família em Petrolina, Mariana Fouyer, esclarece aos beneficiários do programa no município, que abrir essa conta não é obrigatória. “É importante salientar que o recebimento do beneficio é independente da abertura da conta”.

Os correntistas da Caixa Econômica Federal possuem um valor limite que pode ser retirado em qualquer caixa eletrônico, no entanto assim que o recurso do bolsa família for depositado, será debitado o valor total.

A gerente lembra ainda que os beneficiários do programa Bolsa Família devem atualizar seus dados cadastrais, para não perderem o benefício. Para quem não atualiza as informações há dois anos, o prazo é até o dia 29 de outubro. Já os que comparecem anualmente para se recadastrar têm até o mês de dezembro.

Para os maiores de idade, os documentos necessários para o recadastramento são: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência atualizado, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho. Para os menores que estão em idade escolar são necessários Certidão de Nascimento e declaração do colégio. Os beneficiários do programa Bolsa Família devem se dirigir à sede da Sedest, localizada na Rua Valério Pereira, Nº 515, Centro.

A saúde é também uma das condições estabelecidas pelo programa. Para atualizar seus dados nesta área, os beneficiários, que têm na estrutura familiar crianças de 7 a 14 anos e/ou mulheres grávidas de até 44 anos, devem se dirigir até 31 de dezembro em qualquer unidade de saúde com o cartão de vacinação dos dependentes menores de idade. Para devida atualização o beneficiado deve se dirigir à sede da Sedest, localizada na Rua Valério Pereira, nº 515, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários