Cia Biruta fará apresentação gratuita no Rio Corrente neste domingo

por Carlos Britto // 17 de dezembro de 2021 às 21:36

Foto: Reprodução

A Cia Biruta de Teatro vai apresentar, neste domingo (19), a Mostra de Esquetes do projeto ‘Palhaçada para Criação Cênica’. As apresentações são gratuitas e vão acontecer, a partir das 18h, no CEU das Águas, bairro Rio Corrente, Zona Oeste de Petrolina. Na mostra serão apresentadas cenas de até três minutos, construídas pelos alunos durante as oficinas do projeto.

O projeto, que chega à reta final, foi coordenado pela Cia Biruta e teve como objetivo contribuir para a profissionalização e formação artística de jovens da periferia. Ao longo de 10 encontros, a turma de 15 alunos teve a oportunidade de aprender sobre os princípios do ator em cena, jogos de expressão corporal, condicionamento físico, improvisação cênica e construção dramatúrgica.

O projeto, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral (2018/2019), consiste na criação cênica através da palhaçaria, que é um dos processos de investigação da Cia Biruta de Teatro. Ao longo de 13 anos de existência, o grupo estuda essa linguagem com personalidades da área de circo e palhaçaria, como o Ésio Magalhães, Demian Reis, Caravana Tapioca, Cia Dois Palitos (entre outros).

Trabalhar com a palhaçaria tem trazido pedras preciosas de experimentação cênica para a Cia Biruta, como a descoberta das palhaças Mariola, Pitôca e Pirrite, e do palhaço Futrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *