A Nova Petrolina que não passa na televisão

por Carlos Britto // 15 de julho de 2011 às 07:25

O nome desse senhor da foto é Luiz Carlos. Passa frio e fome dia e noite em plena Concha Acústica de Petrolina.

Mora ali há quatro meses e já faz parte da paisagem de dia ou nas noites frias. A comunidade que o ajuda (de vez em quando) e os turistas notam sua presença. Menos quem deveria.

Mora nas barbas da prefeitura, embora lá ninguém o veja. Sofre de efisema pulmonar e espera apoio e ajuda para seguir até São Paulo para encontrar familiares.

A Nova Petrolina que cuida das pessoas é mera peça publicitária nas verdes peças gráficas ou nas insistentes inserções do rádio e da televisão. Na fantasia da propaganda da prefeitura, paga-se caro nos veículos dos amigos e aliados.

Na vida real, quem paga caro é o povo abandonado à própria sorte. Esse não aparece na TV, sequer no carro de lixo ainda não licitado.

A Nova Petrolina que não passa na televisão

  1. Raimundo disse:

    Parabéns ao blog pela matéria. Essa é a Petrolina que não interessa aos políticos de plantão. É a Petrolina que não pode ser vista a nível nacional e mundial. É bem lembrado que há quase 3 anos alguém se elegeu dizendo que iria cuidar das pessoas, mas não esclareceu que tipo de pessoa ele cuidaria.
    É bom sempre lembrar que cuidar das pessoas desamparadas não é apenas responsabilidade do poder publico, mas também de todos nós.

  2. benne disse:

    Não conheço cidade, q não tenha mendigo; e Petrolina como cresçe muito, não seria diferente, principalmente qdo esses não faz por onde ser ajudados. Não conheço a situação desse senhor, mas na grande maioria, tem p onde ir, mas prefere os vicios á ser ajudados. Afinal, tem mendigos/pedintes q ganha muito melhor do que quem trabalha.

  3. Raimunda disse:

    É fato, mas é o texto carrega sensacionalismo.

  4. Curioso disse:

    Fico impressionado com o pensamento do povo dessa cidade, o q vc’s querem que o prefeito faça? dê uma casa p/ todo mundo que mora na rua??????? será que em outras cidades também é assim??? p/ cada morador de rua uma casa, saúde, e tudo o que ele tem direito??? vamos nos unir, ajudar o prefeito e a todos aqueles que precisam, parar mais de criticar, pois ajudar as pessoas é uma obrigação de todos e não só do prefeito.

  5. Marina Lundgren disse:

    Essa não é a NOVA PETROLINA! Essa é a PETROLINA DE SEMPRE, a mesma que agoniza nas mãos de máfias que concentram dinheiro e poder. É triste, mas não é novidade por aqui.

  6. Marina Lundgren disse:

    Concordo com a Raimunda e o Curioso. A cidade é feita por todos, não apenas pelo prefeito. Só para constar, alguém vai ajudar esse senhor? ou vai apenas usá-lo como instrumento para criticar a prefeitura?

  7. Francisco Lopes disse:

    Perdoe-me Carlos Brito, mas essa reportagem é dura de mais e tendenciosa, com o único interesse de atingir politicamente o prefeito Júlio Lóssio. Usar um simples mendigo para dizer que em Petrolina há um caos social, é ser mais que sensacionalista. No ditado popular seria dizer que estão fazendo uma tempestade em um copo d’água! No mais, parabenizo o blog pois é uns dos poucos que leva notícia de nossa cidade para o mundo!

  8. Jefferson disse:

    “Na fantasia da propaganda da prefeitura, paga-se caro nos veículos dos amigos e aliados.”

    Bem colocado, Carlos Britto, mas quem são esses veículos dos amigos e aliados????

  9. A verdade disse:

    O jornalista deveria usar todo a sensibilidade e a boa escrita para expor algo mais relevante. Moradores de ruas existem em todos os lugares, inclusive nos mais desenvolvidos economicamente e socialmente. Muitos estão nas ruas vontade própria.E como você mesmo disse nem de Petrolina ele é! Deveria fazer o texto criticando a prefeitura de São Paulo, que abandonou seu filho!

  10. joaquim disse:

    Um detalhe me chama a atenção,ou seja:Nota-se, que,para um morador de rua,ja ha 4 meses,suas “roupas de cama”,me parecem limpas demais !…

  11. Roberto Gomes disse:

    O que levou esse senhor a morar na rua? O que ele veio fazer na nossa cidade para depois ter ficado nesse estado?

    Conheci muitos casos em que pessoas não faziam nada de útil e só dedicavam a vida a cachaça, prostitutas e festas. E depois quando foi cair na realidade já era tarde. Ai acabou virando mendigo.

    Não estou dizendo que seja o caso dele. Mas seria muito bom se investigassem.

  12. Luciana disse:

    Não é só esse senhor que mora ali. Bem ali moram jovens, mulheres e homens que passam noites e até dias cheirando cola. è só ir pelos menos três vezes na semana que ira constatar.
    Muito triste passar por um praça tão bonita e vê essas acontecendo bem e pior em frente ao poder Executivo.

  13. Ana Paula Viana Torres disse:

    Pra quem não sabe, Política Pública de Assistência Social é Lei ( Nº 12.435). E de acordo com o que preconiza o artigo primeiro da LOAS , ” a assistência social, DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

  14. Desconstruidor de Discurso disse:

    Quanto à questão do lixo, eu concordo; agora, querer que a Prefeitura banque todo mundo que está no meio da rua, seja com passagens, casas etc… aí é demais. Eu mesmo não dou esmola e nem dinheiro para quem pede dizendo necessitar fazer uma viagem, pois um mês depois eu encontrar a mesma pessoa pedindo dinheiro para a mesma finalidade. Não dê esmola; dê educação.

  15. jcsouza disse:

    Até agora não entendí a reportagem, pobreza, mendigo existem em todo local. Se vc mostrasse uns 10 a 15 mil até entendia…. Nunca ví nenhum politico dar casa a mendigo, ou morador de rua…. Mostre no prog do gugu … Quem sabe…

  16. Jane disse:

    Quem fez a reportagem tentou ajudá-lo? Ou preferiu agir como a prefeitura??

  17. eleitor e contribuinte de plantão disse:

    já se passaram mais de quinze dias que terminou o são joão e a prefeitura ainda gasta dinheiro do contribuinte com propaganda,enquanto isso a prefeitura esta preocupada é com um cidadão que estendeu umas toalhas para vender enfrente a casa lotérica no josé e maria.

  18. Sanfranciscano disse:

    A pessoa que se acostuma a morar na rua no mínimo não bate muito bem das bolas, e muitas vezes não quer um teto. Aí esse problema é mais difícil de resolver.

  19. Antonio Eduardo disse:

    O social tem trabalhado, moradores de ruas existem em todos os lugares. Petrolina cresce muito.

  20. Marília disse:

    Vou relacionar algumas cidades do mundo que também têm este tipo de problema:

    1) Toronto / Canadá
    2) Nova York / Estados Unidos
    3) Barcelona / Espanha (já morei lá)
    4) Londres / Inglaterra
    5) Berlim / Alemanha
    6) Stocolmo / Suécia (trabalhei lá durante 4 anos)

    Seria interessante o blog fazer um especial sobre o tema. Que tal? Cidades de futuro têm este tipo de problema porque atraem gente de todo canto. Combater? Não, com certeza! Acolher? Sim, já existe este tipo de trabalho sendo desenvolvido em parceria com as igrejas.

  21. aparecida disse:

    petrolinenses nao queiram culpar o blog pela situação. ela existe,e real.o prefeito cujo slogan e as pessoas em primeiro lugar,tem sim que tomar uma providencia no caso deste senhor. cade o social pra fazer uma averiguação da situação.encaminha-lo a um posto medico,asilo ,sei la fazer qualquer coisa.

  22. Marcos Torres disse:

    Carlos, É muito triste ver que mesmo diante de uma situação desta, os puxa saco deste prefeito incompetente ainde saem em defesa dele coitadinho; o mendigo e que tem culpa de ser mendigo,.

  23. roger disse:

    Mendigo existe na maioria das cidades urbanas!!

    Há questões muito mais relevantes pra se tratar!!

    Ele por morar na rua deve estar com alguma infecção e/ou doente. Assim como os cachorros doentes, seria o caso de matar o mendigo ou usar em testes de laboratório?

    Eu vos pergunto!

    1. Alison disse:

      E se fosse vc o doente, seria o caso o que?

    2. Estudante disse:

      Cidade Urbana.
      Deveria ser cidade Rural.
      O PROBLEMA DO NOSSO BRASIL. NÃO DIGO SÓ PETROLINA, É QUE O POVO É MAIS CORRUPTO QUE OS POLÍTICOS, QUEREM BENEFÍCIOS INDEVIDOS, E NÃO QUEREM SEGUIR A LEI QUE FORAM CRIADAS PARA ALINHAR AS PESSOAS.

  24. Gabriel Ramon disse:

    Eu hoje passei lá e não o vi mais, será que depois de virar celebridade no blog, ele foi convidado para participar do domingão do Faustão, já que muitos moradores de sempre tem dom artístico, pelo menos para isso o blog serve, ou será que a prefeitura fez a parte dela, e o blog vai dizer que foi graças a matéria?

  25. Desconstruidor de Discurso disse:

    Marcos Torres, qualquer um pode fazer uma ato de caridade, nao so o poder publico. Pq vc nao leva para a sua casa. Como vc mesmo diaz: todos puxa-sacos, uns de uns; outros de outros.

  26. Laura disse:

    Fale mesmo carlos Britto. Só resolve quando você fala ai

  27. Luciano disse:

    Por isso que voc6e é o jornalista mais serio e corajoso. parabéns brito

  28. Julio Lyra disse:

    Só tem babão. O prefeito ta mandando os cargos defender a loucura…Ta certo blogueiro

  29. Mara Lucia disse:

    Oxe…E o cara num ta la abandonado mesmo? E o papel da prefeitura né esse não? Onde o jornalista errou? Quem tem que fazer é a prefeitura mesmo. mas são incompetentes e não fazem

  30. Atento disse:

    Ainda não entendi onde britto mentiu?

  31. Zezito disse:

    Brito não mentiu… Mas as reclamações dos comentaristas surgiram porque a matéria é sensacionalista, parece um discurso político, para não dizer outra coisa. Não somos ingenuos.

  32. diego araujo disse:

    O fato é que o prefeito ta mais preoculpado em propaganda do que com a possibilidade de trazer novas formas de ofertas de emprego…o papel de todo governo tanto municipal quanto estadual é cuidar da papulação ofertando saúde, trabalho e moradia…mais este prefeito so ta preoculpado em brigas politicas e propaganda…

  33. Raimundo disse:

    Dizer que mendigo existe em toda parte não é justificativa. Por que para situação começar a melhorar é preciso que alguém tome a iniciativa. Não por que todas as cidades do mundo tem gente morando nas ruas, que a nossa cidade também seja obrigado a ter.
    Observo que a maioria dos comentaristas são defensores do prefeito e noto que são pessoas abastadas que nunca sentiram na pela uma situação semelhante a desse miserável, não sabem nem se quer o real motivo pelo qual ele se encontra dormindo ao relento, que é função da Secretaria do Bem Esta Social. Vejo estarem transferindo a responsabilidade para o autor da matéria e o próprio senhor morador de rua. Não é dessa forma construiremos um sociedade justa e solidaria.

  34. Fátima disse:

    De volta para minha Casa! Se os nordestino são mandados de volta, os paulistas também volta. SOS GUGU LIBERATO!

  35. Andréa disse:

    Sr. Francisco Lopes,” um simples mendigo”? Como assim? Quer dizer que esse Sr. não é nada?…nada significa…?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários