A invasão dos Algarobas continua

por Carlos Britto // 21 de junho de 2009 às 06:51

A Prefeitura de Petrolina começou o trabalho de eliminar o excesso de algarobas na beira-rio de Petrolina. Quer se livrar de pelo menos 50% da espécie.  A algaroba é uma planta invasora que não deixa nada crescer ao seu lado. A intenção era retirá-las e plantar mudas rasteiras preservando a mata ciliar.

O Condema não gostou e acionou o Ibama, que paralisou o serviço. Enquanto isso não podemos ter uma visão do rio e as algarobas vão escondendo drogados, bandidos e o esgoto despejado ali, descaradamente pela comunidade.

A foto abaixo mostra um local já com  remoção de alguns algarobas:

100_1909

A invasão dos Algarobas continua

  1. CICERO SANTANA disse:

    INTERESSANTE

    Emquanto na orla não pode,em outros lugares estão usando o algaroba,para lenha para aquecer as caldeiras das industria,mas em petrolina temos que se contentar com o paissagismo da horla.
    Lembro que antes das algarobas ivadirem aquele local,nossa margem ara igual a de Juazeiro,limpa,mas depois das algarobas
    a sugeira tou de conta daguele lugar,até mesmo aterrando mais ainada o leito do rio.
    Tirem essa erva daninha da nossa orla e execute o projeto de paissagisno que tem.

  2. Pouco se lixando... disse:

    O IBAMA está pouco se lixando para o problema, afinal de contas eles, (os fiscais) moram do outro lado do rio e os problemas sociais de petrolina não lhe interessam, enquanto, os problemas mais sérios que eles deveriam coibir realmente…

  3. pedro disse:

    as algarobas sao consideradas invasoras tudo bem. e um fato. mas kd a mata ciliar. kd o programa mata ciliar.vemos dinheiro gasto nisto na mata ciliar e nao vemos mata ciliar ate uma mitsubichi aqui a secretaria de meio ambiente tem deste programa mata ciliar e nao vemos nada disso.pra nao ver o açoreamento do rio ruim com as algarobas pior sem elas.
    pedro

  4. :( disse:

    Sinceramente, eu fico revoltado!
    Uma coisa simples dessa de se resolver…
    Se as Algarobas imagine como anda a nossa cidade!

  5. Francisco Ribeiro Filho disse:

    Não existe eliminar 50% da espécie. Existe eliminar 50% das plantas da espécie. A Algaroba possui um dispositivo natural conhecido como ALELOPATIA que ocorre em suas folhas quando entra em decomposição expelindo um ácido que aliminar a capacidade de germinação das sementes de outras espécies. A algaroba é uma das plantas que necessita de plano de manejo pois a ALELOPATIA está nas folhas em decomposição e não na planta viva. Debaixo de algaroba pode sim existir outras plantas desde que acompanhada por um plano de manejo. O IBAMA está certo. A Prefeitura tem que contratar um Biólogo e não capinador.

  6. Chega!!!! disse:

    Minha alegria durou pouco. Perto do Círculo Militar já tava até ficando bonito, qd chegou na orla 2, parou. Pensei q pelo menos isso ia ficar bom em Petrolina. Nós q caminhamos lá, temos medo daquele mato que esconde todo tipo de gente. Vão esperar morrer outra pessoa? Temos q preservar primeiro a vida, a qualidade de vida das pessoas. Por que só aqui tem essa frescura com essas algarobas invasoras?
    Esse Ibama tem q ser é privatizado para trabalhar só quem queira e entende do assunto, não esse bando de preguiçoso q fica fazendo isso só p/ mostrar serviço. Tá igual aos defensores dos direitos humanos, q só defendem bandido sem preservar o direito dos DIREITOS.

  7. ricardobanana disse:

    A Prefeitura através da Sec de Obras está tentando fazer a sua parte!!!!!

  8. marco antonio souza disse:

    O pessoal do CONDEMA deveria tentar ajudar e não somente ficar aguardando para atrapalhar, gostaria de saber algo de bom que o CONDEMA faz para audar a não ser só atrapalhar, pense numa turma de desocupados.

  9. Carlos Alberto de Castro disse:

    Palhaçada…
    nós que moramos aqui em Petrolina é que sabemos os maleficios que aquelas algarobas nos traz, esse negocio de condema, pois eu como cidadão Petrolinense CONDENO essa atitude desta entidade é uma palhaçada…
    as algarobas proporciona:
    *ponto de prostituição
    *ponto de consumo de drogas
    *ponto de vendas de drogas
    *banheiro publico
    *marginais
    *esconderijos de bandidos
    *impede a vista do rio
    entre muitos outros…

  10. Chega!!!! disse:

    Banana, tentar fazer sua parte é muito pouco. A prefeitura tem é que ter moral, respaldo, e administrar a cidade p/ a maioria q votou nessa dasastrosa administração. Se Condema, Ibama tenta atrapalhar o q está óbvio, eles( os q ajudam o prefei.) q arranjem advogados bons e ganhem esssa parada. Fazendo sua parte……… Essa é demais………….!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *