A eleição que não houve e a credibilidade do STR de Petrolina

por Carlos Britto // 03 de junho de 2013 às 18:35

STR PetrolinaO impasse provocado na eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), que deveria acontecer nesta segunda-feira (4) e acabou suspensa, deixa uma grande questão no ar.

Não importa quem está ou não com a razão – Se José Tenório ou Chicôu. O buraco é mais embaixo.

Na verdade a grande interrogação que fica é saber se aquele considerado o maior sindicato de trabalhadores rurais do Nordeste passará incólume por mais esse desgaste (que não é de hoje) ou se a credibilidade do STR junto aos seus milhares de associados já não foi para as cucuias faz tempo.

A eleição que não houve e a credibilidade do STR de Petrolina

  1. HELDER NATHAN disse:

    O que me impressiona é que uma “simples” eleição para Presidente de sindicato, acabe em confusão e baixaria, por parte dos candidatos.É imprescindível, assim, em face das eleições, que os trabalhadores rurais permaneçam em constante vigilância, assegurando que os candidatos possuam ficha limpa, não escondam o passado… fiquem de olho, esses dois candidatos já tiveram seus nomes envolvidos em atos, no mínimo duvidosos em gestões anteriores em que foram presidente…

  2. MDF disse:

    Enquanto o STR continuar sendo dirigido por essa turma que ai esta Chicôu, Tenorio e companhia, que vem se perpetuando a anos na direção do sindicato, só trocando de direção mais a importância que dão aos trabalhadores rurais é a mesma, só massa de manobra politica e fonte de renda para o sindicato e seus membros, não haverá nenhuma mudança para eles e o sindicato cada vez mais perde credibilidade. Alias como a maioria dos sindicatos no país!

  3. simplício disse:

    Os dirigentes de sindicato são formados por trabalhadores rurais. Todavia, uma vez dirigente nunca mais querem voltar para as fazendas como trabalhadores. Terminam formando um ciclo vicioso dentro da direção numa cumplicidade, onde a disputa é para se definir quem fica no comando. Eu no lugar deles faria a mesma coisa. Como voltar para um salário de R$700,00 dando um duro danado na roça se, como dirigente, o salário médio é de R$4.000,00? Os outros que fiquem lá na dureza, pagando sua taxa mensal para mantê-los no bem bom. Não fosse este salário não haveria esta disputa tão acirrada. E, o mais interessante é que muitos trabalhadores acreditam que luta é por sentimento de classe. A boquinha é muito boa. Por idealismo a disputa eleitoral seria bem mais tranquila.
    Perguntar não ofende:
    De onde vem tanto dinheiro para esta campanha e com que interesse?
    Os dirigentes sindicais da classe produtora não ganham absolutamente nada Muito interessante isto.

  4. Alandelon disse:

    Gente, quem escreveu essa matéria? Acho que o blog merece um vocabulário menos primário, mais consentâneo ao leitor petrolinense.

  5. HELDER NATHAN disse:

    O Sindicato dos trabalhadores rurais daqui da região, não atende aos interesses dos trabalhadores, porque o máximo que a categoria consegue é de 20,00 alem do salário minimo,
    e desses 20,00, mais ou menos 14,00 é o que o trabalhador associado paga para se filiar ao sindicato, e sobra míseros 6,00, que a inflação engole no dia seguinte ao seu pagamento, o STR é só fachada , o que rola é muito dinheiro, e o governo não pode fiscalizar, e ver o que se faz com tanto dinheiro, a não ser em raras exceções, ta explicado os motivo da briga, querem atender a seus próprios interesses, e ver quem bota a mão no dinheiro primeiro.

  6. JUSSI_Petrolina disse:

    Pura verdade. Apenas brigam por poder, tem a maquina administrativa na mão para fazer o que bem entender. E o trabalhador rural cada vez mais distante de uma politica de melhoria de condições de vida. Eles só defendem o proprio bolso. Do meu salário é que nenhum deles terão proveito. Já basta a taxa assistencial que tenho que pagar um dia de trabalho (SUADO) para ser ratiado entre o SINDICATO, FETAG E CONTAG. Isso é um assalto pois mesmo se o trabalhador não for sindicalizado é LEI e a empresa desconta automaticamente do nosso salário. Se Sindicato não desse dinheiro você acha que existiria alguem para defender o direto dos trabalhores? Jamais, Essa é a grande verdade.

  7. EDNA SANTOS disse:

    a verdade é essa que a luta por melhorias pela classe trabalhadora é muito escassa,e os diretores só visam o seu alto salario,sem contar que todos eles tem casas boas ,carros bons terras e mais terras,a mafia dentro do sindicato é muito grande entre funcionarios e diretores.É uma demagogia todos juntos ,brigam hoje amanhã estão todos na mesma chapa novamente e assim se vai um detonando o outro ,muita baixaria e hipócrisia ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários