Petrolina é uma das 60 cidades do país beneficiadas por programa de alimentação saudável do governo federal

por Carlos Britto // 24 de fevereiro de 2025 às 11:34

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP

Petrolina está entre as 60 cidades selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para receber a Estratégia “Alimenta Cidades”, iniciativa que presta apoio institucional e técnico as prefeituras para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações na luta contra a fome e a promoção de alimentação saudável. Na última semana uma equipe do Ministério e do Instituto Comida do Amanhã esteve na Capital do São Francisco.

O primeiro dia foi marcado pela apresentação detalhada da Estratégia ‘Alimenta Cidades’. A oficina contou com a presença de representantes da Prefeitura de Petrolina e membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que discutiram estratégias para melhorar a qualidade e oferta dos alimentos oferecidos pelo município e identificaram as prioridades para a definir a rota de implementação da iniciativa do Governo Federal.

O segundo e último dia do evento foi dedicado às visitas técnicas, que possibilitaram um contato direto com iniciativas locais que já promovem práticas sustentáveis de produção e distribuição de alimentos. Os pontos visitados foram a Unidade de Beneficiamento do Assentamento Mandacaru; a Cozinha Solidária Margarida Alves, no bairro João de Deus; a Escola Municipal de Tempo Integral Izanice Nascimento Sol Posto, onde foi implantada o projeto de Educação Alimentar e Nutricional “Eu, Você e as frutas”; e o Restaurante Popular.

Estratégia

A iniciativa é coordenada pelo governo federal, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, que foi criado para fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional, conectando diferentes setores da sociedade na busca por soluções que promovam uma alimentação adequada, saudável e sustentável. A ação está sendo implementada em 60 cidades prioritárias, contemplando ações induzidas e apoiadas pelo governo federal e iniciativas que considerem o contexto específico dos territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários