Retirada de moradores de rua causa tumulto na orla de Petrolina

por Carlos Britto // 17 de agosto de 2010 às 12:32

DSC06177

 

DSC06181

Uma operação de rotina da Secretaria de Ordem Pública e Assistente Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico (Sedest) para retirada de moradores de rua causou tumulto na manhã de hoje (17) em Petrolina. A ação chamou atenção de muitas pessoas que se aglomeraram no local.

Os moradores que estavam próximo ao local do ponto das barquinhas,  alegaram que foram maltratados pelos fiscais. “Eles chegaram chutando minha comida, me chamando de vagabundo”, disse o morador de rua José Naiton Fernandes, natural de Jaguarari (BA).

O coordenador do Núcleo de  Operações Urbanas, J. Santos, negou a acusação e esclareceu que os moradores costumam ficar agressivos quando são abordados. “Nós estamos fazendo nosso trabalho, jamais iríamos agredi-los. O problema é que as pessoas se aglomeram no local e irritam os mendigos com gritos e provocações”, alegou Santos, referindo a grande quantidade de estudantes que estavam no local.  “A maioria também sofre com problemas de alcoolismo”, esclareceu. Ainda segundo J. Santos, as operações acontecem principalmente  após reclamações da própria comunidade.

A ação também tem o intuito de identificar quem são os moradores para que eles sejam reintegrados ao seu convívio social. “Eles são encaminhados para a Sedest para que seja feito um cadastro, assim eles podem ser  beneficiados pelos programas sociais ou para seu lugar de origem. A maioria dos moradores não é de Petrolina e são reincidentes”,  alegou uma assistente social que participou da operação.

Retirada de moradores de rua causa tumulto na orla de Petrolina

  1. Jorge Pedreira disse:

    E esse governo municipal coloca as pessoas em primeiro lugar!
    Que vergonha!
    PÉSSIMO EXEMPLO PREFEITO! ACORDA LÓSSIO!

  2. lUIZA disse:

    Tanta coisa pra fazer nessa cidade e vcs vão atras de doido.

  3. Chicote de de da em doido. disse:

    Agora sim com J. Santos essa secretaria da desordem Púlbliva vai pra frente.

  4. Rapadura1 disse:

    Vcs já prestaram atenção que o secretario da desordem pulblica nunca está nas opreraçãoes? Sabe por que? Por que ele é político e não pode se meter em brica de pobre. E sabe quem é que sempre está nas operações como por exemplo desocupação de calçadas? O melhor e o unico secretario que ainda faz alguma coisa nessa cidade o secretario de acessibilidade Marcos.

  5. Tou nem aí disse:

    Toma eu acho é pouco vão votar nesse prefeito por que quiseram a gente tem é que votar agora em Odacy.

  6. Atenta!!! disse:

    Otima iniciativa!

    Todos os dias uso as barquinhas para ir e voltar ao meu trabalho, as vezes fico sentada na orla esperando minha mãe, é simplesmente INSUPORTAVEL o mau cheiro ali na orla, os moradores fazem suas necessidades fisiologicas ali mesmo.

    Espero que os coloquem num bom lugar.

  7. Dever de Justiça disse:

    ATÉ NISSO CULPAM O POBRE PREFEITO. Tudo que é de ruim nessa cidade a culpa recai sobre ele. É sabido que, “infelizmente”, a existência de moradores de rua é uma realidade em toda cidade, seja ela desenvolvida ou não. Como exemplo, cito a grande capital Recife.
    Recordo-me que sempre existiu, aqui em Petrolina, a presença de andarilhos vivendo nos logradouros público, inclusive, em quantidade maior que atualmente.
    É importante resaltar que muitos deles tem família e residência aqui em nossa cidade. A maioria, devido a problemas causado pelo intenso consumo do alcool associado a “outras drogas”, as famílias acaba se afastando delas, com isso, passam a viver nas ruas. Más isso não é novidade certo? Pois bem, o que muitos talvez não saibam é que dos quatro moradores de rua que se encontravam na Orla, dois (casal) tem família no bairro Dom Malan, aqui em Petrolina. Outra, é proprietária de uma casa em Orocó e beneficiária do Bolsa Família.
    Recentemente a Prefeitura de Petrolina comprou passagens e a embarcou para a cidade de origem (Orocó), porém a mesma retornou a Petrolina.
    Vale ressaltar que essas informações eu obitive em conversa com a mesma, hoje na Orla.
    Estava presente a ação e “não ví” os fiscais tratarem mal a niguém, tampouco, chutarem panela. No entanto, presenciei aqueles moradores de rua jogarem pedras e tentarem agredir os alunos da Escola Dom Malan, situado alí próximo. Todos se encontravam bebados.

  8. Dever de Justiça2 disse:

    AO COMENTÁRIO DO RAPADURA1. LENDO SEU COMENTÁRIO LEMBREI-ME DE UM DITADO POPULAR QUE DIZ: PAPAGAIO COME O MILHO E O PERIQUITO É QUEM LEVA A FAMA. kkkkkk

  9. Eildo Coelho disse:

    Dever é o que eu sempre digo, destravam a lingua mais não ligam o cerebro.

    eu quando trabalhva na secretaria de desenvolvimento soocial já acompanhei o motorista em uma caçamba com chuva e fui joga como se joga entulho lá em Lagoa Grande. E esses que estão criticando nem sabem as medidas que seão tomadas e ficam falando saneiras, não votaram em Dr. Julio tudo bem agora falarem um monte de besteiras ai não. Eles deve ter assistido a várias apresentações no teatro municipal ou participaram de eventos na vila olimpica.

  10. guigo disse:

    esse tou nem ai parece estar no mundo da lua pois odacy não era candidato

  11. Snoop disse:

    Aí depois quando ficam por aí vandalizando esquecem a imagem de santinho e começam a reclamar…

  12. Robson Patricio disse:

    Costumamos reclamar da desorganização da cidade, da falta de paisagismo, do matagal e de falta de preocupação do Prefeito em tomar todas estas providências; ao invés disto, vimos uma equipe que diariamente tem circulado por toda a cidade buscando e fiscalizando as denuncias emanadas da sociedade, se tem algo em que o Prefeito Julio Lossio acertou foi na criação desta Secretaria de Ordem Publica, pois nunca se viu tanto os fiscais de posturas mostrarem tanto trabalho como hoje, antigamente nem sabiamos se existiam, mas hoje estão ai e de bom grado o trabalho que ora estão executanto.
    Que continuem a fazer o que estão fazendo, pois já se é possível transitar pela Av. Souza Filho sem pisar nos “CDs”, alguns teimam em voltar, mas ´ficou melhor.
    As pessoas reclamam, mais esta ação da materia foram elas mesma que solicitaram, a alta sociedade não quer acordar todos os dias e ver a frente de seus apartamentos na orla, uma familia de moradores de rua abrigada abaixo de suas janelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários