Fortalecer a articulação das associações de Fundo de Pasto do município de Curaçá (BA) e região. Esse foi o principal objetivo do Seminário Sobre Regularização e Produção nas áreas de Fundo de Pasto, que aconteceu nos dias 16 e 17, em Curaçá, no sertão baiano. O evento aconteceu na sede da Associação dos Vaqueiros e Agropecuaristas (AVAPEC) do município.
Participaram do seminário representantes das associações de Fundo de Pasto de todo o município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Articulação Regional de Fundo de Pasto, Movimento Água para Todos e Todos pela Água (MAPTA), União das Associações de Curaçá, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Comissão Pastoral da Terra, estudantes, poder público e sociedade civil.
Um dos temas abordados no seminário foi a proposta de um limite máximo de tamanho para as propriedades particulares no Brasil. A proposta vem sendo discutida desde 2000, mobilizada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que defende um tamanho máximo para as propriedades privadas. Como parte das atividades da campanha, que já dura uma década, entre os dias 1 e 7 de setembro acontecerá em todo país um plebiscito ppular sobre o tema.
A proposta defendida com a campanha é de que as propriedades privadas não ultrapassem um tamanho máximo de 35 módulos fiscais e que o excedente dessas áreas seja destinado à Reforma Agrária. Os tamanhos dos módulos variam em cada região, de acordo com as definições do Incra. No norte da Bahia, onde Curaçá está localizada, um módulo corresponde a 65 hectares, com a proposta da campanha, a maior propriedade do município não poderia ultrapassar 2. 275 hectares.



Gostaria de informar que pouca gente soube desse Seminário, eu como membro de uma Associação, gostaria de ter participado, independentemente do tipo de Associação referida, no caso a de Fundo de Pasto, a proxima vez peço aos organizadores que façam o convite a todos, sem discriminação ou lados politicos.
A cidade respira politica e tudo que é bom vai para o eleitores do gestor APENAS. e essa gestão vem batendo RECORDES…