O gestor de unidade de uma empresa de produtos químicos de Salvador, com sede em Juazeiro, Demétrio Braga, demonstra preocupação – e certa insatisfação – com o formato da Fenagri 2010, que acontecerá em Petrolina.
O principal motivo, segundo ele, é a transferência do evento, que em 2008 ocorreu na orla da cidade, e agora volta novamente para a área do Centro de Convenções Senador nilo Coelho. Mas há outras reivindicações. Confiram:
Estamos beirando a Fenagri 2010, desta vez em Petrolina. Como é do conhecimento de todos, a Fenagri 2009 realizada em Juazeiro (BA) foi um verdadeiro fiasco, principalmente por que em nenhum momento os principais responsáveis pela existência da feira, ou seja, “os expositores” foram ouvidos, nunca se tentou fazer uma reunião ou até foi desenvolvido um questionário para saber qual o modelo de feira os expositores queriam para a realização.
Sou gestor de unidade de uma grande empresa do ramo de produtos químicos sediada em Salvador com filial em Juazeiro. Já por 7 anos somos expositores na Fenagri (exceto 2009), e fomos tomados de surpresa primeiro pelo local escolhido para a realização (Centro Convenções de Petrolina) e segundo por não ser disponibilizado aos expositores nenhum dia fechado para atendimento aos clientes, como de costume.
Pergunto: Após a última Fenagri em Petrolina, realizada na Orla Fluvial, existe outro lugar melhor? Ou apenas se tenta resgatar um espaço totalmente ultrapassado, sem nenhum atrativo natural ou até pitoresco? Se efetuarmos uma enquete com quem na realidade interessa (os expositores), com certeza teríamos maioria absoluta na realização na orla.
Segundo: como realizar uma feira voltada para o agronegócio, sendo ela totalmente aberta ao público? Sabemos que muitas destas empresas convidam clientes tanto da região como de fora do vale do São Francisco e, para tanto, oferecem alguns serviços como buffet, etc. Em anos anteriores, tivemos até 2 dias fechados para convidados, normalmente pessoas com interesse comercial, técnico ou até algum grau de envolvimento com o mercado.
Por que a modificação? Colocar a Fenagri numa feira totalmente aberta é transforma-lá em uma feira qualquer, onde seremos obrigados a disponibilizar os serviços mencionados em algumas ocasiões tendo o desprazer de ter o estande invadido por pessoas totalmente desconhecidas, sem nenhum interesse comercial, sem ter sido convidado, simplesmente à cata de brindes ou até uma dose de whisky, atrapalhando em muitas ocasiões todo um trabalho comercial elaborado para o evento.
Fica aí para os organizadores, principalmente para o Sr. Domingos Sávio, o alerta sobre nossa revindicação, e que pelo menos tenhamos um dia fechado para convidados. Ainda temos tempo para o atendimento.
Que sirva como exemplo a Fenagri 2009. Mudar, só se for para melhor!
Demétrio braga/gestor empresarial


