Secretaria alerta para consumo de bebidas destiladas no Carnaval 2026 de Juazeiro

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2026 às 10:31

Foto: Imagem gerada por IA/reprodução

O Carnaval 2026 de Juazeiro (BA) começará nesta quinta-feira (29) e se estenderá até domingo (1º de fevereiro). Mas as autoridades de saúde do município querem evitar que a festa se transforme em pesadelo para os foliões que costumam ingerir bebidas alcoólicas, sobretudo por conta dos recentes casos de contaminação por metanol.

A Vigilância Sanitária do município, vinculada à Secretaria de Saúde (Sesau), vem intensificando as ações preventivas para evitar casos de intoxicação associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Durante inspeções de rotina e em atendimento a denúncias, estão sendo realizadas fiscalizações específicas no setor de bebidas alcoólicas, com foco na verificação da procedência dos produtos, das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e na identificação de possíveis fraudes ou adulterações.

As ações seguem rigorosamente as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), assegurando a proteção da saúde coletiva durante o período festivo.

Como identificar

A Vigilância Sanitária orienta consumidores e comerciantes a ficarem atentos a alguns sinais que podem indicar adulteração:

Preço – desconfie de valores muito abaixo do praticado no mercado;

Rótulo – observe se a impressão está nítida, sem erros de ortografia e com todas as informações obrigatórias, como fabricante, CNPJ, endereço e registro no Ministério da Agricultura (MAPA);

Lacre – verifique se está intacto; lacres violados, tortos ou que giram facilmente são sinais de alerta;

Selo – confira a presença do selo fiscal/papel-moeda, no caso dos destilados, ou do registro do MAPA;

Aspecto do líquido – não consuma bebidas com partículas estranhas, impurezas ou alterações na cor, cheiro ou sabor.

Para orientações e denúncias, a Vigilância Sanitária de Juazeiro está disponível pelo telefone (74) 9 8144-0198.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação

– Não consumir o produto e não realizar testes caseiros;

– Procurar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náuseas, tontura ou rebaixamento do nível de consciência.

Os casos suspeitos devem ser encaminhados ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade de referência para o atendimento dessas ocorrências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários