Após familiares dos agricultores assassinados emitirem uma nota pública cobrando justiça, familiares dos acusados do duplo homicídio também se manifestaram sobre o episódio ocorrido no dia 13 de janeiro, no Sítio Veneza, Zona Rural de Afrânio (PE) Sertão do São Francisco. Em nota, a família dos autores do crime afirmam que o caso está ligado a uma disputa familiar por herança e relatam que, há meses, eles vinham sofrendo invasões, furtos de animais, ameaças e intimidações em sua propriedade rural.
Segundo o comunicado, no dia do ocorrido houve uma situação de confronto dentro da área, com ameaça de morte, o que teria levado a uma reação em legítima defesa. A família afirma confiar no trabalho da Justiça e no esclarecimento dos fatos pelas autoridades.
Confira a nota na íntegra:
Há meses, um pai e seu filho vêm sofrendo invasões, furtos de criações, ameaças e atos de intimidação em sua própria propriedade rural, todos devidamente registrados junto às autoridades competentes. Os fatos estão ligados a uma disputa familiar por herança, na qual um primo figura como mandante das ações criminosas, contando com o apoio de terceiros.
No dia dos fatos, os invasores foram flagrados dentro da propriedade, acompanhados de outros indivíduos, incluindo vaqueiros armados, cercando e intimidando os proprietários, que apenas buscavam proteger seu patrimônio e integridade. Mesmo após reiteradas tentativas de resolver a situação pela via legal, os proprietários se viram acuados e impedidos de sair do local.
Durante a abordagem, um dos invasores sacou uma faca e avançou, configurando ameaça real e iminente à vida. Diante desse cenário extremo, houve reação em estrita legítima defesa, resultando no óbito de dois dos envolvidos.
Todos os fatos estão sendo rigorosamente apurados pelas autoridades, com base em boletins de ocorrência, provas documentais, imagens e testemunhos já apresentados. Os envolvidos confiam plenamente na Justiça e no esclarecimento completo da verdade.


