O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou o calendário eleitoral para 2026, quando os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os eleitores têm até o dia 6 de maio de 2026 para regularizar a situação eleitoral. Até essa data, será possível emitir o primeiro título, realizar o cadastro biométrico ou mudar o local de votação.
Os partidos políticos poderão realizar suas convenções partidárias entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, período em que serão definidos os candidatos e eventuais coligações. O prazo final para o registro das candidaturas é 15 de agosto, um dia antes do início oficial da campanha eleitoral.
A campanha e a propaganda eleitoral terão início em 16 de agosto. Já o guia eleitoral no rádio e na televisão começará a ser exibido em 28 de agosto e seguirá até 1º de outubro, três dias antes do primeiro turno. Caso haja segundo turno nas eleições para presidente da República e governadores, a nova votação será realizada no dia 25 de outubro. Os candidatos eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral em 19 de dezembro. Uma das novidades do próximo pleito é a mudança nas datas de posse. O presidente da República eleito tomará posse em 5 de janeiro de 2027, enquanto os governadores e vice-governadores assumirão os cargos no dia 6 de janeiro. Anteriormente, as posses ocorriam no dia 1º de janeiro. (Fonte: Folha PE)


