A conta de energia elétrica iniciou o ano de 2026 com a bandeira tarifária verde, o que significa que não há cobrança adicional na tarifa para os consumidores em todo o país. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com a agência, a bandeira tarifária que valerá para o mês de fevereiro será anunciada no próximo dia 30 de janeiro. Ao longo do ano, a Aneel divulgará mensalmente a cor da bandeira que será aplicada no mês seguinte, conforme as condições de geração de energia no Brasil.
As definições das bandeiras para os meses de março, abril e maio serão anunciadas nos dias 27 de fevereiro, 27 de março e 24 de abril, respectivamente. Já para os meses de junho, julho e agosto, os anúncios estão previstos para 29 de maio, 26 de junho e 31 de julho.
As bandeiras referentes aos meses de setembro, outubro e novembro serão divulgadas em 28 de agosto, 25 de setembro e 30 de outubro. A bandeira de dezembro será conhecida em 27 de novembro, enquanto a de janeiro de 2027 será anunciada no dia 23 de dezembro. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para indicar as condições de geração de energia elétrica no país. Quando a bandeira é verde, o consumidor paga apenas o valor regular da tarifa, sem acréscimos. Já as bandeiras amarela ou vermelha indicam custos maiores de produção e resultam em cobranças extras na conta de luz.


