Titular da SDS destaca redução da criminalidade em PE e cita números positivos em Petrolina

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2026 às 15:05

Foto: divulgação

Pernambuco conseguiu encerrar 2025 com a menor taxa de homicídios, desde a série histórica (em 2004). Os dados são do secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, em entrevista concedida ao Blog.

Segundo ele, de janeiro a novembro do ano passado Pernambuco registrou, com o Programa ‘Juntos Pela Segurança’, uma taxa de 32,6 mortes por 100 mil habitantes. O melhor resultado, até então, havia sido em 2013, com o extinto ‘Pacto Pela Vida’, que alcançou uma taxa de 34,1 homicídios por 100 mil habitantes.

Apesar do número positivo, Carvalho deixou que claro que ainda não está satisfeito com o atual cenário. “Vamos trabalhar muito mais para que isso caia”, ressaltou. Outro item de destaque no balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi quanto aos crimes violentos contra o patrimônio (roubos).

Para se ter uma ideia, desde a série histórica para esses crimes, iniciada m 2011, o Estado contabilizou em 2017 o total de 101 mil roubos. Nos último dois anos, a redução foi vertiginosa. “Em 2024 houve o menor registro de roubos em todo o Estado, com 33 mil roubos. É um terço do que foi registrado em 2017. No Estado, temos 10% de redução de homicídios este ano e 16% nos crimes violentos contra o patrimônio”, frisou.

Concurso público

O secretário afirmou que esse desempenho passa diretamente pela atuação da governadora Raquel Lyra, que não mediu esforços em investir na logística das instituições – a exemplo da compra de pistolas, coletes, sistemas de inteligência, entre outros. Mas o principal ponto, segundo Carvalho, foi a “coragem da governadora” em realizar o maior concurso em segurança pública e Defesa Social no Estado.

São mais de 7 mil novos policiais e bombeiros. Cerca de metade já foi formada e tomou posse, e a outra metade está em formação, com formaturas em fevereiro da Polícia Científica, em maio da Polícia Militar, em junho da Polícia Civil, e novos bombeiros chegando também até o final deste ano”, revelou.

Petrolina

Sobre a questão preocupante dos feminicídios, Carvalho trouxe notícias importantes para Petrolina. Ele informou que a terceira maior cidade do Sertão reduziu em 80% essa modalidade de crime, comparando 2025 a 2024. Há dois anos Petrolina registrou cinco feminicídios, e no ano passado apenas um. “Infelizmente em 2025 perdemos uma mulher. O ideal era que não perdêssemos nenhuma”, pontuou. De qualquer forma, os dados da cidade sertaneja estão na contramão do Estado, que vem registrando aumento nos casos de feminicídio – a exemplo do país.

Carvalho deixou claro, no entanto, que nenhuma mulher pernambucana sob medida protetiva do Estado foi assassinada em 2025. Por este motivo, ele fez um apelo a todas as vítimas de violência de gênero para que prestem queixa na delegacia. Se isso não for suficiente, a medida protetiva pode ser solicitada. “Em casos mais extremos o homem pode usar a tornozeleira eletrônica e a mulher pode ter uma unidade portátil, como se fosse um celular, que ela pode deixar na bolsa ou próximo dela, para acioná-la caso o limite da distância seja quebrado”, explicou.

O secretário completou revelando outros números positivos em Petrolina, a exemplo da redução de homicídios contra mulheres, furtos de veículos e 30% nos roubos de forma geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários