HU-Univasf termina mutirão com balanço de mais de 500 atendimentos

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2025 às 14:29

Foto: Núcleo de Comunicação HU-Univasf/divulgação

O Hospital Universitário (HU)-Univasf fez um balanço do mutirão de atendimentos realizado no último sábado (13), que resultou em mais de 500 procedimentos e na redução superior a 20% das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para a instituição, especialmente nas áreas de traumatologia e ortopedia. A iniciativa fez parte do Dia E do projeto nacional ‘EBSERH em Ação – Agora tem Especialistas’, promovido simultaneamente nos 45 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

 Em Petrolina, foram realizados 564 atendimentos, entre cirurgias eletivas, consultas especializadas e exames, representando um crescimento de 183% em relação ao último mutirão, ocorrido em setembro. O balanço inclui 16 cirurgias (ortopedia e cirurgia geral), 38 consultas em neurocirurgia, 424 atendimentos em dermatologia, com o encaminhamento de 29 biópsias para análise no rastreamento do câncer de pele, além de 43 tomografias e 14 ultrassonografias.

Além disso, a ação mobilizou 49 profissionais de saúde e 98 estudantes, reforçando o papel do hospital universitário tanto na assistência à população quanto na formação de novos profissionais.

Iniciativa

O Dia E faz parte do Projeto ‘EBSERH em Ação 2025’, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e a procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao ‘Programa Agora Tem Especialistas’, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no SUS.

 Desde o seu lançamento, a iniciativa tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede EBSERH, promovendo mutirões, turnos extras e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários