Em reunião com Alckmin, Simão reforça pedido por tarifas zeradas para uvas

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2025 às 19:32

Foto: Ascom PMP/divulgação

Cumprindo agenda em Brasília (DF) nesta segunda-feira (24), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, representou a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em encontro com o presidente em exercício Geraldo Alckmin, em uma pauta voltada ao fortalecimento do comércio exterior e à ampliação de investimentos. Durante o encontro, foram apresentadas ações do governo federal relacionadas ao comércio internacional, reforçando a importância da integração federativa e do alinhamento na construção de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico.

A reunião ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença de secretários estaduais de pastas ligadas ao comércio exterior e desenvolvimento econômico. Simão foi o único prefeito no encontro, que tratou de investimentos do governo federal e de linhas de crédito do Banco Internacional de Desenvolvimento. Também foi apresentado por Alckmin o Plano Nacional de Cultura Exportadora, ferramenta estratégica para estados e municípios como Petrolina, com potencial para exportações.

Durante a reunião foi concedido tempo de fala para os participantes. Simão Durando aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa de integrar Estados e municípios na discussão da política nacional voltada à exportação. Além disso, agradeceu a atenção de Alckmin na luta pela redução das tarifas de exportação aplicadas pelos Estados Unidos.

Para Simão, a extinção do tarifaço para diversos produtos da fruticultura foi uma grande vitória, mas ainda é necessário contemplar os produtores de uva, que seguem prejudicados pela carga tributária excessiva criada pelo Governo Donald Trump.

Parabenizei o vice-presidente Alckmin pela reunião com estados e a Frente Nacional dos Prefeitos sobre exportação e também fiz questão de agradecer em nome do povo do Vale do São Francisco sobre o esforço para retirada das tarifas na exportação das frutas para os Estados Unidos. Essa é uma pauta que interessa diretamente ao Vale do São Francisco. Nós somos uma potência nacional na produção de frutas, geramos emprego e renda, movimentamos a economia e contribuímos para que o Brasil cresça. Discutir políticas que facilitem o comércio exterior, ampliem investimentos e fortaleçam a infraestrutura necessária para quem produz é essencial para continuarmos avançando”, afirmou o prefeito.

Novos caminhos

Simão reforçou ainda que continuará acompanhando de perto as ações do governo federal e buscando novos caminhos para ampliar as oportunidades de quem empreende e produz em Petrolina. Ele destacou que o município tem se preparado para receber novos investimentos, fortalecendo setores estratégicos e garantindo que o município continue crescendo de forma sustentável e competitivo, com foco na inovação e no desenvolvimento de longo prazo.

Em reunião com Alckmin, Simão reforça pedido por tarifas zeradas para uvas

  1. Sempre Atento disse:

    Agora deu certo 2 vice fracos, os problemas do Brasil e de Petrolina já estão resolvidos ,nem o Gabiru maior tá resolvendo nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários