A 9ª Feira e Festa da Uva e do Vinho do Nordeste (Vinhuvafest) será realizada de 20 a 23 de novembro no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, trazendo uma ampla programação técnica com palestras, cursos, oficinas e rodadas de negócios. Após 10 anos, o evento volta ao calendário oficial de feiras do município e do Estado.
A agenda técnica será concentrada na Ilha do Vinho, espaço equipado com auditório, funcionando das 16h às 23h, durante a feira de exposição. Outras atividades ocorrerão no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA), que tem capacidade para 300 pessoas e fica na Avenida Miguel Arraes, bairro Morada Nova.
A programação contará com especialistas de universidades, institutos federais, Sistema ‘S’, associações, cooperativas e do Instituto Vinhovasf. Entre os cursos confirmados estão: Introdução à Análise Sensorial, Texturas e Aromas: harmonização entre chocolate e vinho; Associativismo e cooperativismo; Soluções Agro Sebrae; Regulação das emoções no ambiente de trabalho; Boas práticas na conservação de alimentos; e Cultivo intensivo da palma, com o pesquisador Paulo Suassuna.
Para o coordenador geral da Vinhuvafest, Jorge Garziera, o evento “é uma experiência completa, unindo conhecimento, gastronomia, cultura e negócios“. A solenidade acontecerá quinta-feira (20), às 16h, no CTA, com presença da prefeita Catharina Garziera, do vice-prefeito Olavo Marques, autoridades municipais e da governadora Raquel Lyra. Após a cerimônia, todos seguem para o Parque de Eventos.
Shows
A parte musical iniciará no primeiro dia, na Arena da Uva e do Vinho, com apresentações de Jeito Malícia, Michele Andrade, Wesley Safadão e Felipe Amorim.
No dia 21, sobem ao palco Matheus Fernandes, Simone Mendes, Leo Foguete, Vitória Bedson e Fantasias do Amor; no sábado (22), a Arena recebe Almir (ex-The Fevers), Eduardo Costa, Dilcinho Moraes e Léo Magalhães; encerrando no domingo (23), a programação gospel terá Gerson Rufino, em homenagem ao Pastor Léo Bedson. Os shows começam sempre às 23h, após o encerramento da programação no pavilhão, que funciona diariamente a partir das 16h.


