Preocupado com a suspensão do Seguro Ssafra 2008/2009, o deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) lamentou o ocorrido, mas evitou críticas diretas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – responsável pela liberação dos recursos às famílias beneficiadas.
Para o parlamentar, a burocracia do MDA para liberar os recursos referentes ao benefício “é normal”. Fernando Filho garantiu, em entrevista ao programa Carlos Britto no Ar de ontem (29) pela Grande Rio AM, que Petrolina não é a única cidade a apresentar divergências em relação ao Seguro e atribuiu essa questão a “falhas de comunicação” entre os órgãos responsáveis a fazer o levantamento das áreas afetadas.
“Creio que as equipes (da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e IPA) visitam áreas diferentes. Há umas em que se chove mais, outras menos, e daí o laudo (do MDA) não bate. Mas vou lutar para sensibilizar o Ministério ”, destacou.




EU TAMBEM LAMENTO, NÃO TEVE INVERNO OU MELHOR NÃO CHOVEU EM LUGAR NENHUM EM PETROLINA PARA PRODUZIR UM GRÃO POR ISSO QUE NÃO TEM SEGURO,MAS O GOVERNO DEVERIA DAR O SEGURO SECA, SERIA MAIS BONITO.
O SEGURO SAFRA é constituído da parceria entre agricultores de base familiar, participando com 1%, as Prefeituras Municipais com 3%, o Governo do Estado com 6% e o Governo Federal com 20%, e se completa a cada 3 anos, obedecendo assim a uma possível ocorrência de seca. O percentual é aplicado sobre o valor do benefício estabelecido para cada safra, e com o objetivo de oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem.
A Prefeitura expediu laudo afirmando que houve perdas de 52% na agricultura e o IPA expediu laudo afirmando que as percas foram de um pouco mais de 20% na safra de 2009. O que não dar direito ao agricultor familiar receber.
O que eu defendo é que o governo pague um seguro desemprego durante seis meses ao agricultor familiar todos os anos em que não houver safra, expedindo laudo em cada propriedade.
ótima explicação de Deomiro sobre o Seguro Safra. O problema parece ser que há mais que um órgão avaliando a situação e assim fica dificil ter os mesmos dados.