Com presença de estudantes, peixamento marca homenagem pelos 524 anos do Velho Chico

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2025 às 21:23

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMP/AMMA

A Orla de Petrolina foi cenário, na manhã desta sexta-feira (3), para uma emocionante homenagem aos 524 anos de descobrimento do Rio São Francisco, a serem celebrados amanhã (4). Dentro da programação do 9º Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco, aconteceu a soltura de 25 mil alevinos. A atividade foi realizada na Porta do Rio e promovida pelo IFSertãoPE, em parceria com a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O corpo de Bombeiros também esteve presente, garantindo a segurança durante a ação.

 Participaram da atividade alunos das escolas EMETI Camila Branco de Almeida e EMETI José Fernandes Coelho, ambas da Zona Rural de Petrolina. A escolha de levar crianças dessas localidades foi justamente para proporcionar uma vivência diferente, já que muitas delas não têm a oportunidade de visitar o rio com frequência.

Eu achei muito legal soltar os peixinhos no rio. A gente ajuda a natureza e aprende como cuidar dela“, destacou Mairla Nicole, do 4º ano. Já Ingrid Lorraine, também do 4º ano, destacou que está aprendendo sobre o rio na escola. “O São Francisco é muito importante para a nossa cidade. Sem ele, não teria água nem peixe“. Já Cecília Gabriela, do mesmo grau das demais colegas, explicou o momento especial: “Eu gostei muito, nunca tinha feito isso. Achei muito legal soltar os peixes no rio e ver eles nadando“.

Além de celebrar o aniversário de um dos rios mais importantes do Brasil, o evento buscou despertar o senso de responsabilidade ambiental nos jovens, incentivando o cuidado com os recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários