Após semanas de atividades, o Mutirão de Castrações realizado pela Prefeitura de Petrolina chegou ao fim. A iniciativa contabilizou um saldo positivo de 1.613 animais beneficiados – entre cães e gatos, machos e fêmeas. O mutirão percorreu os bairros São Gonçalo, João de Deus, Fernando Idalino e Mandacaru e foi promovido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), integrando as comemorações pelos 130 anos do município.
O Castramóvel garantiu praticidade e acesso facilitado para os tutores. A ação priorizou animais saudáveis com até 7 anos de idade e peso máximo de 18kg. O objetivo foi controlar a população de animais de forma ética, além de contribuir com a saúde pública e o bem-estar animal. Outro destaque do mutirão foi o cuidado com animais em situação de rua, já que diversos voluntários se ofereceram como lares temporários para garantir o pós-operatório.
Moradores dos bairros atendidos elogiaram a organização e o cuidado com os animais durante todo o processo. Para muitos tutores, a castração gratuita representou uma oportunidade única de oferecer mais qualidade de vida aos seus pets. Além disso, a ação teve um papel importante para conscientizar a guarda responsável, reforçando a importância da castração como medida de saúde e controle populacional. Reforçando seu compromisso com políticas públicas voltadas à proteção animal, a AMMA já sinalizou com novas ações futuras na área de controle populacional e cuidado com os animais da cidade.


