IFSertãoPE Zona Rural promoverá neste mês Semana da Inclusão

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2025 às 20:18

Foto: Ascom IFSertãoPE/Zona Rural divulgação

O Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realizará, entre os dias 24 e 26 de setembro, a Semana da Inclusão, cujo tema é ‘Deficiência não define. Oportunidade transforma’. O evento é organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e conta com uma programação que inclui palestras, oficinas, exposições e atividades culturais e sensoriais. A proposta é ampliar a compreensão sobre os direitos, potencialidades e contribuições das pessoas com deficiência no contexto educacional e social.

A abertura será na próxima quarta (24), às 9h, no auditório do campus, com apresentações culturais e a palestra ‘Transformando limites em oportunidades’, ministrada pelo advogado e técnico em Informática, Douglas Silva. À tarde, serão ofertadas oficinas de Braille e Xadrez. Na quinta ( 25), a programação terá início com a palestra ‘Reprovado na escola, mas aprovado na vida’, apresentada pelo psicopedagogo Marcelo Forte, além de exposições. Às 13h30, acontece a Oficina de Libras.

O encerramento será na sexta-feira (26), com apresentação cultural dos alunos da APAE, a palestra ‘Intervenção precoce no autismo: a importância de agir cedo’, ministrada pela terapeuta ocupacional Coralina Matos, e a Oficina Maker Inclusiva.

De acordo com a coordenadora do Napne, Márcia Bartolomeu, o evento tem como objetivo promover a conscientização sobre ações inclusivas e combater o capacitismo. “Nesse evento procuramos promover e valorizar as potencialidades e a defesa dos direitos desse grupo minoritário. Incluir não é apenas integrar”, afirmou. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 24, ou enquanto houver vagas disponíveis, por meio do Suap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…