Chapa de vereadores do PT em cidade da Mata Sul é cassada por fraude à cota de gênero

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2025 às 08:37

Foto: TRE-PE/divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, nessa quinta-feira (21), pela cassação da chapa proporcional do Partido dos Trabalhadores (PT) em Barreiros (Mata Sul), referente às eleições municipais de 2024. Com a decisão, o vereador Walter Buarque de Lima, eleito pela legenda, perderá o mandato.

O caso teve como relatora a desembargadora eleitoral Karina Aragão, que destacou em seu voto que houve fraude à cota de gênero. Segundo ela, duas candidatas foram registradas sem condições reais de disputa: uma teve o registro indeferido por falta de quitação eleitoral e não foi substituída; a outra renunciou dias antes do pleito, não apresentou movimentação financeira e não comprovou atos de campanha.

A Corte entendeu que essas situações configuram candidaturas fictícias, lançadas apenas para cumprir formalmente a exigência legal de 30% de candidaturas femininas.

A decisão do TRE-PE determinou a anulação dos votos dados ao PT em Barreiros, a cassação dos diplomas dos candidatos eleitos, o recálculo do quociente eleitoral e partidário e a inelegibilidade de Rayza Rikelly da Silva por oito anos, por anuência com a fraude. Embora caiba recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão tem aplicação imediata e foi proferida no Recurso Eleitoral 0600800-30.2024.6.17.0042.

Chapa de vereadores do PT em cidade da Mata Sul é cassada por fraude à cota de gênero

  1. Sempre Atento disse:

    Mentira o partido da honestidade fez isto! É não temos solução para o Brasil, os mais honesto da face da terra fazendo isto, kkkkkkkkkkkkkk,Novidade partido de 🐀 🐀 🐀 nunca deixaram de roubar queijo 🧀 🧀 🧀.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…