Força-tarefa da prefeitura intensifica combate às muriçocas em Juazeiro

por Carlos Britto // 04 de junho de 2025 às 10:33

Foto: Ascom PMJ/divulgação

A força-tarefa composta pelas Secretarias de Serviços Públicos (Sesp) e de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Juazeiro (BA) intensificaram nesta semana a limpeza e desobstrução dos canais da cidade. A ação começou pelo Canal do Riacho Macarrão e já alcançou mais de 2 quilômetros de extensão, atendendo bairros como Novo Encontro, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Lomanto Júnior, Monte Castelo, Barranqueiros e Sol Levante. Integrando o Programa ‘Juazeiro Limpa’, a operação visa a combater a proliferação de muriçocas e outros vetores, prevenindo alagamentos, doenças e melhorando a qualidade de vida da população.

O trabalho em conjunto também inclui ações coordenadas do Núcleo de Endemias da Sesau, com bloqueios vetoriais, aplicação de larvicidas, eliminação de criadouros e ações educativas nas comunidades. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, que pode solicitar o serviço gratuito de Cata-Treco, para descarte correto de móveis e objetos, via WhatsApp pelo número (74) 9 7400-1194.

O secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, destacou o caráter preventivo da ação. “Estamos atuando de forma permanente, coordenada e estratégica. A limpeza e manutenção dos canais é uma medida essencial para evitar o acúmulo de água e resíduos, que favorecem a proliferação das muriçocas. A população merece viver em uma cidade limpa, segura e saudável”, afirmou.

Já o secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou a importância da integração entre as secretarias e da participação das comunidades: “O combate às muriçocas exige união de esforços. Além das ações de campo com aplicação de larvicidas e bloqueios vetoriais, temos mobilizado nossas equipes para orientar a população. É fundamental que todos façam sua parte, evitando água parada e permitindo o acesso dos agentes às residências”. Com quase 90% de cobertura no último ciclo de visitas domiciliares e um Índice de Infestação Predial (IIP) de apenas 0,9 na zona urbana, Juazeiro se mantém dentro dos parâmetros considerados satisfatórios pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…