HDM tem aumento de quase 330% no número de pacientes com síndromes respiratórias

por Carlos Britto // 03 de junho de 2025 às 11:20

Foto: Ascom HDM/ISMEP

O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, vinculado à rede estadual de saúde, registrou aumento de 329% no número de atendimento a pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) entre os meses de fevereiro a maio deste ano. Fevereiro é o mês que marca o início da sazonalidade, conhecida nas unidades de saúde na região nordeste do país, se estendendo até meados de julho.

De acordo com os dados do Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade, maio foi o mês de pico nos atendimentos até agora. Foram 1.541 atendimentos no PSI somente a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, do total de 2.793 atendimentos realizados no período, chegando a uma taxa de ocupação de leitos de 220%.

Já prevendo esse aumento significativo no número de atendimentos, nós ampliamos o número de profissionais no Pronto Socorro Infantil (PSI), com a contratação de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas por plantão e aumentamos mais 15 leitos na unidade para esse período.  A nossa capacidade estrutural é limitada para a grande demanda, porque nós atendemos pacientes de 53 municípios que compõem a Rede Peba (Hospitais de Pernambuco e Bahia, conveniados ao Sistema Único de Saúde)“, explicou a diretora geral do HDM/Ismep, Daniele Moreno.

Comparativo

Em fevereiro de 2024 foram atendidos 368 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, 469. Em março de 2024 deram entrada na unidade 1.401 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Esse ano, foram 847. Em abril do ano passado, foram atendidos 1.757 pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Em 2025, foram 1.210. Em maio, 1.534 pacientes com esses sintomas foram registrados. Esse ano, 1.541.

A SRAG afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.

HDM tem aumento de quase 330% no número de pacientes com síndromes respiratórias

  1. Sempre Atento disse:

    E porque os defensores e os políticos das trevas estão todos calados ,o negócio do partido das trevas é enganar e dá esmolas a jumentos enquanto eles roubam a nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários