MPBA aciona Justiça para garantir melhorias em UBS de Juazeiro

por Carlos Britto // 01 de junho de 2025 às 07:00

Foto: Google Maps/divulgação

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Souza, ajuizou uma Ação Civil Pública para que a Prefeitura de Juazeiro resolva com urgência os problemas encontrados na Unidade de Saúde da Família Antônio Guilhermino. A medida foi tomada após inspeções do Conselho Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Núcleo Regional de Saúde Norte, que apontaram uma série de irregularidades que colocam em risco a saúde de funcionários e pacientes.

Foram constatados problemas graves como acúmulo de água e esgoto na entrada da unidade, rachaduras no teto, equipamentos quebrados, fiação elétrica exposta, falta de materiais de higiene e segurança e banheiros sem condições de uso. Na ação, a promotora cita que tentou resolver a situação por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município, mas não houve resposta positiva.

Diante da falta de providências, o MPBA solicitou à Justiça que obrigue o Município a realizar as reformas necessárias e regularizar todos os pontos apontados nas inspeções. Entre as exigências estão a troca de portas e janelas, conserto de condicionadores de ar, compra de móveis adequados, reforma dos banheiros, instalação de sala de vacinação conforme as normas, correção da parte elétrica, drenagem da área externa e atualização da documentação exigida pelos órgãos de saúde. Em caso de descumprimento da decisão judicial, a ação prevê uma multa diária de R$ 5 mil. O Blog entrará em contato com a gestão municipal sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…