Pelo 52º ano, o povoado do Capim, na Zona Rural de Petrolina, começa a respirar os ares da tradicional Corridas de Jegues (Jecana). A edição 2025 contará com grandes atrações musicais. No sábado (7/06), a festa vai ser animada pelos cantores Sérgio do Forró e Deinho Sales. Já no domingo (8), a animação será embalada por Malla 100 Alça e pelos cantores Arthurzinho e Túlio Duarte.
Mais do que uma competição inusitada, a corrida representa a resistência de um modo de vida ligado à terra, aos animais e à identidade sertaneja. Os participantes, chamados de “jocs”, disputam o pódio montados em jegues, levando alegria e muitas risadas ao público. A irreverência se completa com o concurso do jegue mais estiloso, o Jegue Fashion, e do matuto mais criativo, que estimulam a participação popular e o resgate de elementos culturais locais.
Por trás de toda essa estrutura há também a questão econômica. A estimativa é de que a Jecana movimente R$ 3 milhões e gere 500 empregos diretos e indiretos. Na vila, onde moram quase 200 famílias, vão ser montadas nove barracas com serviços de bares e restaurantes e uma média de 60 ambulantes vão expor seus produtos.
O evento espera a participação de cerca de 60 corredores, que vêm do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Sergipe – entre outros. A expectativa é de atrair mais de 20 mil pessoas tanto de Petrolina quanto de municípios vizinhos.



Será que Lula vem ver os eleitores dele correndo e outro em cima.