A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) teve três projetos com novas edições aprovadas na Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do governo federal. A aprovação, divulgada nessa segunda-feira (14), garante a continuidade de ações já em execução e reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento do esporte na região.
Os projetos contemplados foram: Olímpico e Paralímpico do Sertão (4ª edição), Escolinhas Esportivas de Atletismo sem Fronteiras (2ª edição) e Canoagem Paralímpica do Sertão Pernambucano (2ª edição). O Olímpico e Paralímpico do Sertão apoia 110 atletas e paratletas de alto rendimento, com foco em estrutura técnica, materiais esportivos e deslocamentos para competições.
O projeto Escolinhas Esportivas de Atletismo sem Fronteiras (foto) promove a iniciação esportiva em cinco núcleos em municípios do Sertão de Pernambuco e da Bahia, beneficiando cerca de 400 crianças e adolescentes, com e sem deficiência. Os polos estão em Bodocó (PE), Lagoa Grande (PE), Ouricuri (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Remanso (BA).
Já a Canoagem Paralímpica do Sertão Pernambucano fortalece a prática da paracanoagem em Petrolina, atendendo 30 pessoas, entre elas 20 com deficiência físico-motora e 10 com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ações
Para o coordenador de projetos da APA, Natanael Barros, a aprovação das novas edições é reflexo do impacto gerado pelas ações já em andamento. “Esses projetos já mostram resultados e agora ganham novo fôlego. O próximo passo é buscar parcerias com empresas para garantir a continuidade e ampliar o alcance das atividades”, destacou. Com as aprovações, a APA prepara-se agora para a fase de captação de recursos, buscando o apoio de empresas que queiram contribuir com o fortalecimento do esporte no Interior do Nordeste.


