Beneficiário enfrenta dificuldades com CadÚnico em Petrolina; prefeitura atribui demanda

por Carlos Britto // 14 de abril de 2025 às 18:48

Foto: Ascom PMP/divulgação

Um morador de Petrolina relatou que está há mais de 15 dias tentando atualizar seu Cadastro Único (CadÚnico), mas enfrenta entraves causados pela burocracia e pela falta de acessibilidade no atendimento do CRAS. De acordo com ele, a unidade exige que o agendamento para atualização do cadastro seja feito exclusivamente por telefone. No entanto, os números fornecidos no local não atendem ou informam que a linha é inexistente.

Não quero Bolsa Família, só quero manter meu cadastro atualizado, para poder ter direito ao desconto em inscrições de concursos e outros benefícios. Mas está impossível. A atendente estava lá, sem atender ninguém, e mesmo assim não me ajudou. Disse que só com agendamento. Mas como vou agendar, se o número não funciona?”, desabafou.

A atualização do CadÚnico é um procedimento fundamental para garantir o acesso a diversos programas sociais e benefícios, como isenções em concursos públicos, tarifa social de energia, entre outros. O Blog encaminhou a demanda para a Prefeitura de Petrolina. Em resposta, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome esclarece que, em razão da alta demanda pelos serviços ofertados, podem ocorrer instabilidades no sistema de ligações ou limitação no número de atendimentos diários, o que pode impactar diretamente o retorno imediato a todas as chamadas realizadas pela população.

A pasta reforça que, diante de situações como essa, os cidadãos podem se dirigir presencialmente à Central do CadÚnico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, localizada na rua do Cajueiro, n° 264, Centro, em frente a praça Pio XII, ou a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximos de sua residência, portando nome completo, CPF e telefone de contato. Nesses locais, as equipes estão preparadas para realizar encaixes de atendimento, respeitando a ordem de chegada e a capacidade diária de cada unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários