Fiscalização das cadeirinhas foi adiada para setembro

por Carlos Britto // 11 de junho de 2010 às 16:16

DSC04170

A fiscalização aos motoristas de carros de passeio sobre a obrigatoriedade dos itens de segurança para crianças com até dez anos foi adiada para setembro. O motivo foi a falta de cadeirinhas no mercado. Segundo o coordenador da 8° Ciretran em Petrolina, Adalberto Filho, “um dos motivos que colaboraram para o adiamento da fiscalização, além da falta de cadeirinhas no mercado, foi que alguns veículos não estavam acoplando corretamente o cinto de segurança ao bebê-conforto (outro item de segurança)”, destacou ontem (10) no programa Carlos Britto no Ar.

A obrigatoriedade do uso deste equipamento é prevista por meio da resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta os artigos 64/65 do Código de Trânsito Brasileiro. O coordenador da 8°  Ciretran ressaltou que as blitz educativas vão continuar acontecendo nas escolas e ruas da cidade. “Nesta quinta-feira uma blitz aconteceu no bairro José e Maria”, disse.

Sobre a falta de cadeirinhas no mercado, a gerente de uma loja que revende o produto em Petrolina e em Juazeiro, Ivete Nunes, que também participou do programa, afirmou que a demanda foi grande e as fábricas não produziram o bastante. “Nós já estamos nos preparando para reabastecer o estoque e não deixar faltar mais. Neste sábado estamos recebendo as cadeirinhas e o bebê conforto, que são para crianças de 0 a 4 anos. E o assento de elevação, para crianças de até 7 anos, tem previsão para chegar na segunda quinzena de julho”, anunciou.

Adalberto Filho ainda ressaltou a importância dos pais e motoristas de se conscientizarem sobre o uso de equipamentos de segurança como as cadeirinhas, pois “mais de duas mil crianças morrem anualmente pela falta deste equipamento ou pelo mau uso”, alertou. O coordenador da 8° Ciretran também alertou que é importante os motoristas observarem se o cinto de segurança está bem posicionado na criança. “O cinto de segurança deve estar posicionado sempre na altura do ombro, e nunca acima, para evitar sufocamento em caso de acidente”, afirmou.

No mês de setembro, quando a fiscalização vai começar, os motoristas que forem pegos sem este equipamento de segurança serão penalizados com multa gravíssima e perderão sete pontos na carteira de habilitação, além de pagarem multa de R$ 191,54.

O consumidor deve observar quando for comprar as cadeirinhas se o produto tem o selo do Inmetro. Para adquirir o produto ligue (74) 8824-0054 ou 3611-9031 (Master Magazine).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários