Comissão da Alepe acompanha obras da Transposição

por Carlos Britto // 25 de maio de 2010 às 15:53

eudes pref raimundo dep

A Comissão Especial para Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), visitou o canteiro de obras em Cabrobó, sertão do São Francisco, na última sexta-feira (21). O presidente da Comissão, deputado Raimundo Pimentel (PSB) – na foto ao lado do prefeito Eudes Caldas (PTB) -, foi recebido pelo engenheiro Sílvio Paschoalin, do Consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A Paulista e Serveng, e representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN).

A visita aconteceu após uma audiência pública promovida pelo colegiado, na Câmara de Vereadores. Pimentel foi verificar in loco o andamento das obras e as perdas de postos de trabalho, pois havia a discussão que o projeto do Governo Federal estava passando por uma eventual desaceleração. “A diminuição do número de empregos se deve ao cronograma dos trabalhos, que necessita, a partir de agora, de mão de obra mais especializada”, explicou o socialista. Os profissionais com menos qualificação estão sendo aproveitados no trecho 2.

O próximo passo do colegiado é marcar uma audiência com o governador Eduardo Campos (PSB), a fim de discutir o que acontecerá com a cidade após a conclusão dos serviços. “É preciso implementar algo sustentável, importante para o desenvolvimento econômico e social de Cabrobó”, ponderou, acrescentando que a nova bandeira do grupo é a perenização do Riacho Terra Nova, que permitirá a irrigação de cerca de 10 mil hectares. “Seria uma obra definitiva, que consolidaria a economia e a agricultura de Cabrobó”, ressaltou Pimentel.

Para o prefeito do município, Eudes Caldas, a perezinação do riacho transformaria o município em celeiro de produção, o que diminuiria o índice de desemprego. “A prefeitura quer ser parceira do Executivo Estadual e encontrar uma alternativa plausível para o aproveitamento da mão de obra, quando a Transposição do São Francisco terminar”, observou o gestor, que acrescentou a importância da união das lideranças políticas, independentemente de partidos, em prol da região.

Além de Eudes, também participaram do encontro o prefeito de Orocó, Reginaldo Crateú Cavalcanti, vereadores das duas cidades, representantes do MIN, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o presidente do PSB local, Auricélio Torres, a sociedade civil e outras lideranças. Exceto o representante do MIN, que não se pronunciou, todos foram unânimes em defender benefícios para a região. Eles reclamaram dos valores das indenizações, da falta de incentivo ao pequeno agricultor e da ausência de projetos de perenização e irrigação.

O Lote 1 vai até Salgueiro e integra o Eixo Norte, que começa em Cabrobó e percorrerá cerca de 400 quilômetros nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários