Lóssio sai vitorioso e derrotado em sessão da Câmara de Vereadores

por Carlos Britto // 10 de maio de 2010 às 22:41

DSC03335

DSC03329

Depois de algumas sessões rotineiras, a monotonia na Câmara de Vereadores de Petrolina foi quebrada hoje (10). Dois vetos do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) enviados à Casa Plínio Amorim tiveram finais distintos: um foi mantido. O outro, derrubado.

O veto mais polêmico, de nº 136/2010, teve até uma plateia formada por estudantes e professores da Facape que aplaudiu no final após várias horas de discussões acaloradas. A pauta era o projeto de lei nº 054/2009, de autoria do vereador Osinaldo Souza (PSB), que concedia bolsas integrais da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) a servidores municipais e seus dependentes. Também ampliava a concessão das bolsas a estudantes oriundos de escolas públicas.

O projeto de lei de Osinaldo alterava a lei nº 1.892/2006, originária do projeto do ex-vereador Pedro Norberto, que contemplava com as bolsas as duas categorias. Em seu discurso, Osinaldo tentou explicar que a iniciativa não acarretaria em mais despesas para a Facape. “Isso é uma inverdade. Eu jamais apresentaria um projeto para dificultar a administração da Facape”, desabafou o vereador, acrescentando que apenas 20% dos servidores seriam contemplados dentro dos critérios de concessão de bolsas.

Osinaldo chegou a direcionar críticas a alguns professores da instituição, que segundo ele propagaram a falsa notícia aos estudantes de que as mensalidades seriam aumentadas se o projeto fosse aprovado. Também lamentou a atitude do prefeito Júlio Lóssio, que aprovou um projeto de ordem financeira – a criação da escola do servidor, proposta pelo líder governista Dr.Pérsio Antunes (PMDB) – mas barrou o seu. Também lembrou que os ex-prefeitos Fernando Bezerra Coelho e Odacy Amorim, junto com o atual Júlio Lóssio, devem de repasse à Facape R$ 3,6 milhões por conta da lei aprovada em 2006.

Mas nenhum dos argumentos foi suficiente. Por 12 votos a zero, a Casa manteve o veto ao projeto de Osinaldo. Aliviado com a decisão, o diretor-presidente da Facape, Professor Rinaldo Remígio, informou que a instituição “trabalha no limite” e está inadimplente. “Nós mandamos um ofício aos vereadores para mostrar nossa prestação de contas. Apenas cinco compareceram. A nossa cara será mostrada sempre que necessário for”, disse.

Nem tudo, porém, foram flores para Lóssio. Se ele saiu-se vitorioso em relação à Facape, teve de amargar uma derrota na mesma sessão. Os vereadores, por maioria absoluta, derrubaram o veto nº 135/2010 ao projeto nº 002/2010, obrigando o Executivo Municipal a fornecer protetores solares aos agentes de endemias, de autoria da líder de oposição, vereadora Anatélia Porto (PSL).

Por Antonio Carlos Miranda

Lóssio sai vitorioso e derrotado em sessão da Câmara de Vereadores

  1. valter disse:

    Vereador Osinaldo espalharam a noticia na FACAPE que todos os bolsistas teriam 100 por cento de gratuidade, por isso, se esse projeto fosse aprovado na íntegra a direção da faculdade teria que propor um aumento na mensalidade na ordem de 35 a 42 por cento na mensalidade. A principio fiquei aborrecido com a camara de vereadores, porem, na sessão de ontem entendi que foi tudo uma armação para convencer os alunos a fircarem contra os vereadores e pressionarem a aprovação do veto do executivo. O vereador afirmou que com os recursos atuais é possível até baixar a mensalidade. Então, A ORDEM É BAIXAR A MENSALIDADE JÁ!

  2. Aluna da FACAPE disse:

    O Vereadaor Osinaldo deveria procurar outra coisa pra fazer sua politica, agora procurar conceder gratuidade na FACAPE, para os outros pagarem realmente é muita cara de pau, usando uma instituição como a FACAPE para se projetar politicamente, quando todo sabe o nivel de funcionario que o municipio tem, de medicos, advogados, fiscais de renda que ganham quase igual a um secretario quando juntam as suas gratificações, vem este vereador , que só sendo falta do que fazer, atirando com a polvora alheia, fazendo prodigalidade barata em uma insttuição onde a inadimplencia já é de quase 40%. Como ele não vai fiscalizar a falta de repasses financeiros por parte do prefeito Julio Lossio, que não manda nenhum tostão furado para manutenção da FACAPE? Desse jeito é muito bom e facil fazer politica, politicos desta categoria nós nos envergonhamos. DEMAGOGIA BARATA PURA. Mas a inadiplencia existe é por falta de condições dos alunos, muitos estão desempregados, os pais estão passando por serias dificuldades financeiras e nem por isso a FACAPE ou o vereador Osinaldo, querem saber, que se lixe os alunos, os juros são altissimos.

  3. amanda disse:

    eita Petrolina!!! é assim quem que ser! o povo no olho do furacão! pau neles!

  4. JOSÉ ALBERTO BARBOSA disse:

    Imagino o trabalho dos agentes de endemias principalmente numa região árida e sol forte como a nossa… eu não posso acreditar que um acessório de trabalho tão necessário, seja motivo de tamanha discussão, quando na verdade não passa de uma grande obrigação que há muito tempo já deveria estar em prática…
    As pessoas esquecem que quando tratamos bem nossos funcionários os resultados são melhores… mas ainda há tempo!

  5. Chico silva disse:

    A INTENSÂO DO VEREADOR
    OSINALDO FOI UMA DAS MELHORES ,
    POSSÌVEIS, PORÈM FOI MAL INTERPRETADO,
    PELOS PROF. E ALUNOS DA FACAPE ,
    LAMENTAMOS PÒIS ESTE PROJETO
    AJUDARIA UMA PARTE DA CLASSE MAIS POBRE
    DA NOSSA COMUNIDADE!!!.

  6. ana lucia disse:

    Se existe 40 por cento de inadimplencia na FACAPE é a prova que a mensalidade está cara e no mínimo deve-se aumentar a quantidade de bolsas e diminuir a mensalidade. O VEREADOR OSINALDO ESTÁ CERTÍSSIMO!

  7. carla ribeiro disse:

    Na camara de vereadores ontem o diretor presidente da FACAPE professor rinaldo remígio afirmou que a prefeitura deve R$3.600.0000,00(tres milhoes e seiscentos mil reais) a FACAPE. Então que está querendo usar o dinheiro dos pagantes para conceder bolsas? O vereador ou o prefeito, pois é a prefeitura que deve tanto dinheiro a FACAPE?

  8. Judith Santanna disse:

    40% de inadimplencia? Então o vereador osinaldo está é certo: MAIS BOLSAS E MENSALIDADE MAIS BARATA JÁ!

  9. Clesio alves disse:

    NA VERDADE O VEREADOR OSINALDO TEM
    RAZÂO, A FACAPE TEM RECURSOS SIM
    PARA AMPLIAR AS BOLSAS , PÒIS TE CONSTRUÌDO
    PRÈDIOS , AMPLIADO AS INSTALAÇÔES , AUMENTADO SALÀRIOS
    DE FUNCIONÀRIOS , E UM PROJETO QUE BENEFICIA OS ALUNOS
    POBRES QUE NÂO TEM CONDIÇÔES DE PAGAR MENSALIDADE
    E SER BOLSISTA , A FACAPE DIZ QUE NÂO TEM RECURSO????
    QUEREMOS QUE A FACAPE ABRA AS SUAS CONTAS PARA À
    POPULAÇÂO PETROLINENSE , E AÌ A SOCIEDADE SABERÀ À VERDADE DOS FATOS , E VERÀ QUE A INTENSÂO DO VEREADOR
    FOI DE AJUDAR À SOCIEDADE PETROLINENSE!.
    QUERO PARABENIZAR O VEREADOR OSINALDO!.

  10. Chico santos disse:

    Parabèns vereador , votei em vossa pessoa e fiquei
    muito orgulhoso , de ver e ouvir o seu discurso
    na câmara de vereadores , defendendo os enterreses dos
    mais pobres da nossa cidade , alunos que nâo tem condiçâo
    de pagar mensalidade na facape, as bolsas seriam de muita importânçia , mas foi atropelado , pelo desejo da burguêsia
    da nossa cidade, quero lhe parabenizar e disser : mim sinto honrado
    em ter você na câmara , defendendo os nossos enteresses!!!!!!!!
    Parabèns!!!!!!!!!!

  11. larisa carvalho disse:

    Ontem eu ouvi a entrevista do vereador Osinaldo e do professor Rinaldo Remígio no progama Carlos Brito e, notei quando o professor remígio afirmou que a gratuidade de 100% seria para todos os bolsistas. Que furada! Li o projeto de lei e não diz nada disso. Eu tambem estava com raiva dos vereadores, porem, agora sei da verdade. O DCE e alguns professores nos enganaram!

    1. Francisco Rios disse:

      Mas, não é sempre assim, cara Larissa? As pessoas sempre tentam manipular as informações para defender os seus interesses. Foi assim com a coitada da PEC 37, e está sendo assim com o Ato Médico, e contra o projeto do vereador Osinaldo.
      Fico triste quando vejo tanta gente sendo levada ao erro em benefício de uns poucos “espertos”, os quais se utilizam de sofismas e negaças para – com perdão do meu francês – foder o povo.
      Porém, ainda acho que o projeto deveria indicar outros recursos para cobrir tais despesas. Só assim seria possível estabelecer uma universidade definitivamente popular, servindo para desenvolver a nossa tão sofrida região e não para obter lucros. Vejam o exemplo da UPE.

  12. marina costa disse:

    Osinaldo apresente novo projeto de lei sobre as bolsas da FACAPE e desta vez vou até pra rua protestar junto com voce e vou lotar a camara de vereadores de bolsistas e de alunos secundaristas. É na pressão? vamos lá…

  13. RAIMUNDO disse:

    Sou petrolinense e é lamentavel ver o que aconteceu ontem na camara de vereadores,o vereador osinaldo lutando afavor dor menos favorecidos e a maioria dor vereadores contra o nobre vereador,Dr persio,cristina costa,marcia cavalcante,raimunda sol posto,e ai vai o mais traira de todos IBAMAR FERNANDES,este que por sua vez ouvir em uma entrevista na grande rio AM valando inverdades sobre o projeto enganando a populaçao de petrolina,a proxima eleiçao vem ai e a populaçao menos favorecida vai lembra,vamos em frente vereador OSINALDO SOUZA estamos com voçe!!!!!!!!!!

  14. Fernando disse:

    Raimundo… e desde quando esses menos favorecidos são petrolinenses ou tem alguma ligação com Petrolina. Muitas pessoas de Juazeiro recebem meia bolsa para estudar na FACAPE. A Prefeitura não deveria dar nenhum centavo para a Instituição. A FACAPE tem que viver com suas próprias pernas. Se eu fosse prefeito, já tinha vendido a a FACAPE e com o dinheiro calçava e saneava toda a acidade de Petrolina.

  15. Igor disse:

    O melhor da foto é a “mancha” na parede da casa Plínio Amorim. hehehe

    O resto, bem. É só política.

  16. Tamires disse:

    Quando se trata de programas de inclusão de aluno carentes…Estou com vc Vereador Osinaldo.

  17. XÊNIA TAVARES disse:

    Carlos Brito
    Eu estava na plenária e a minha classe profissional também foi beneficiada pelo Projeto da Vereadora Anatelia.
    Com isso quero dizer que o Projeto foi abrangente para todos os servidores que trabalhe exposto ao sol. Você colocou apena os agentes de endemias.
    É bom você retificar, creio que você não estava na sessão e seus assessores não lhe passou a informação verdadeira.

  18. cícero cavalcante disse:

    Fernando,
    Por isso, a cidade de Petrolina não precisa de voce como prefeito vc só pensa em dinheiro. Sem ser nada já está pensando em vender a FACAPE imaginem se fosse prefeito!

  19. FACAPE - Aluno disse:

    A verdade é que os dirigentes da FACAPE, eles sim só pensam no dinheiro, são uns mercenários e pensam apenas nos seus interesses individuais, e ainda vem com essa conversa de que pensam nos alunos, essas pessoas não pensam na instituição e sim nos seus interesses. São empresários e não acadêmicos. (DINHEIRO e PRESTIGIO isso é o que importa!!!!!!!!!!!!!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários