O plano de banda larga popular anunciado esta semana promete popularizar a internet no Brasil. Com a reativação da Telebrás, o governo federal pretende universalizar o acesso à web no país. Hoje, de cada 100 brasileiros, cinco possuem acesso à internet rápida. Uma das expectativas da iniciativa é disponibilizar o serviço de 11,9 milhões de domicílios para quase 40 milhões de domicílios até 2014.
Segundo informações do G1, o preço do acesso será um dos fatores que poderá popularizar o acesso no país. Com valores que começam em R$ 15, usuário terá internet com 512 kbps de velocidade. As médias das mensalidades pagas no Brasil giram em torno de R$ 50.
A tendência, de acordo com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea), Rodrigo Abdala, é que as velocidades aumentem conforme a expansão da banda larga no país. No Brasil, a média de velocidade da conexão é de pouco mais de 1 mbps. No Japão, essa média chega a quase 100mbps. Com esta velocidade, é possível baixar um arquivo de filme (que possui 1,2 GB) em pouco mais de um minuto. Com a velocidade proposta para a banda larga popular (512 kpbs), o mesmo filme levaria 5h e 20 minutos para ser baixado no computador.



Infeliz comentario de incentivo a pirataria: “Com esta velocidade, é possível baixar um arquivo de filme (que possui 1,2 GB) em pouco mais de um minuto. Com a velocidade proposta para a banda larga popular (512 kpbs), o mesmo filme levaria 5h e 20 minutos para ser baixado no computador.” Vamos fazer uso da internet para outros fins mais construtivos, a exemplo, precisei ir nesta sexta feira até o expresso cidadão no balcão da prefeitura, quando me deparei com varias crianças jogando na lan house do mesmo, estava parecendo o Playtoy.
Aqui no brasil se entrega apenas 10% da banda prometida
uma conexao de 512k na verdade fará download a no maximo 50k, entao o filme vai demorar muito mais que 5 dias.