O policiamento para fazer as festas que acontecem em Petrolina, especialmente o São João nos Bairros, é limitado. Esta foi a declaração do comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Carlos Pereira, no programa Carlos Britto no Ar de ontem (6).
“O Batalhão tem um efetivo de 600 policiais e não dá para oferecer assistência aos serviços normais como segurança a cerca de 300 mil habitantes da cidade, penitenciária, aos municípios de Afrânio e Dormentes. Com as festas nós temos que desviar o atendimento nestes pontos e transferir para o são joão”, destacou.
Segundo Pereira, a programação provisória do São João nos Bairros conta com 149 eventos durante dois meses. “É muito evento para pouco efetivo policial, que é feito em parceria com as polícias civil , além do Corpo de Bombeiros. Isto dificulta o trabalho e a qualidade do serviço prestado”.
O comandante alertou que apesar da festa movimentar a economia, também aumenta a violência e a quantidade de roubos e furtos nos bairros, justamente pelo pouco efetivo de policiais. “Petrolina tem cerca de 23 festas por final de semana”, comentou.
Pereira também frisou que a Polícia Militar não é contra a realização de festas e do São João, “mas é necessário racionalidade na programação. Já conversamos com alguns presidentes de associação de moradores para fazer um grupamento nestas festas, ou seja , se um bairro é próximo ao outro pode ser feito um São João só”.
Ele ainda informou que hoje (7) será realizada uma reunião com o secretário de Segurança Cidadã, Daniel Ferreira Lima, para discutir o policiamento no São João.



É só mudar a função dos guardas de trânsito e diminuir a quantidade de criados no quartel da PM, garanto que aumentaria o nº de policiais na rua.
A Guarda muncipal tb poderia fazer o mesmo.
A visão do Comandante está corretissima. Os bairros de Petrolina são realmente muito proximos uns dos outros. Com racionalidade, organização, mesmo que haja menos dias de festas, haverá festas mais bem organizadas, mais segurança e menos violencia.
CEL. CARLOS PEREIRA, TENHO CERTEZA QUE AS FESTIVIDADE DA CIDADE DE PETROLINA , SERA UMA TRANQUILIDADE POIS TENHO CONFIANÇA JUNTAMENTE COM O POVO DESSA CIDADE NO TRABALHOR QUE VEM FAZENDO NA SEGURANÇA MESMO COM UM CONTIJENTE PEQUENO, QUE VEM OBTENTO RESULTADOS EXELENTES CONTRA A CRIMINALIDADE EM PETROLINA E NA REGIÃO PARABENS. QUE DEUS O ABENÇÕE.
CORONEL GOTARIA DE AGREDECER O SENHOR PELOS ESCLARECIMENTOS NA REUNIÃO DO SEST SENAT, AONDE FOI TIRADAS DIVERÇAS DUVIDAS EXISTENTES PELOS MOTOTAXISTAS , OBRIGADO. UM BOM TRABALHOR PARA O SENHOR NESSE SÃO JOÃO.QUE DEUS CUBRA O SRº E A SUA FAMILIA DE PAZ.
Mais um que vem dizer que Petrolina não pode ter um são joão grandioso. Ano passado, foi a promotora Ana Rúbia que disse que era um absurdo Petrolina ter um são joão maior que o de Caruaru e Campina Grande; agora é o comandante que vem com essa pérola. Não é o são joão de Petrolina que estar errado é a PM que está fora de sintonia com a população.
Uma afirmação que eu vejo com estranheza é o comandante falar em 600 de efetivo… é outra reportagem foi falado menos de 400! qual o número verdadeiro…