Associações, grêmios recreativos, laboratórios e espaços culturais de todo o Estado de Pernambuco passarão a ser locais fixos de exibição de filmes. Os 46 projetos aprovados pelo edital Cine Mais Cultura foram divulgados nesta segunda-feira pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) que, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), viabilizará a formação das novas salas de cinema.
Em Petrolina os grupos selecionados foram Jovem Sertão, Maracatu Nação Matingueiros e Associação Cultural, Artística e Social Raízes. A Associação Solidária de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais em Belém de São Francisco também foi contemplado. A Associação Nação Coripós, em Santa Maria da Boa Vista e o Instituto Chico Torres, em Salgueiro também foram grupos selecionados. Outros contemplados são do Grande Recife (17 aprovados); da Zona da Mata Norte, 7; no Agreste, 9; e no Sertão do Moxotó, 13. Cidades como São José do Belmonte e Ibimirim, Brejo da Madre de Deus e Vicência estão no rol.
Além de receberem os equipamentos necessários para o funcionamento de um cinema, serão oferecidas oficinas de capacitação e kit de filmes para a exibição de sessões semanais. O investimento no projeto é de R$ 690 mil – sendo 67% financiados pelo MinC e o restante pela Fundarpe.


