Nem a forte chuva que caiu em Petrolina na noite da última terça-feira (6), tirou o brilho da palestra, Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa – MPE, que apresentou o Programa Sebrae para Empresas Avançadas ao auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL.
Ministrada pela consultora do Sebrae e administradora de empresas, Solange Cavalcanti, a palestra prendeu a atenção da platéia por quase duas horas, seguida de um movimentado debate e a prévia inscrição de muitos dos empresários nas turmas do curso Gestão da Inovação – Inovar para Competir, que deverá começar muito em breve.
Solange Cavalcanti explicou a proposta, esclarecendo que o programa foi criado para pequenas empresas avançadas, àquelas que atuam há mais de dois anos, possuem no mínimo 10 colaboradores e dispõem de estrutura básica nas áreas de finanças, pessoas, produção, marketing e vendas. “É possível inovar no comércio, no agronegócio, nos serviços que a sua empresa oferece ou nos produtos que industrializa, bem como, é possível inovar nas estratégias de marketing e na organização e gestão da empresa”, anunciou.
“Durante o curso, teremos 15 horas de capacitação divididas em cinco encontros: Inovação e Competitividade, Processo de Gestão da Inovação, Boas Práticas de Inovação, Avaliação da Inovação e Implantação da inovação na Empresa”.
Segundo o gerente regional da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, após os encontros, as empresas participantes terão assessoria individualizada com visitas dos consultores do Sebrae, somando uma carga horária de 40 horas. O coordenador, que fez o encerramento dos trabalhos, juntamente com a gerente da Unidade de Educação e Orientação Empresarial do Sebrae, em Pernambuco, Ana Claudia Dias, disse ainda que o roteiro para implantação de ambientes inovativos nas empresas inclui um autodiagnóstico do empresário. “A mudança começa com o autoconhecimento, depois passa a ser elemento integrante da cultura da inovação na empresa e ferramenta do dia-a-dia”.


