Bahia volta a bater recorde de óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

por Carlos Britto // 18 de março de 2021 às 20:32

Foto: Sesab/divulgação

A Bahia voltou a bater um triste recorde em relação ao novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (18) foram confirmados mais 153 óbitos pela doença – o maior número em 24 horas, desde o início da pandemia. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. O número demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de mortes por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 13.742, representando uma letalidade de 1,81%. Dentre os óbitos, 55,91% são do sexo masculino e 44,09% do feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,01% corresponderam à parda, seguidos por branca com 21,08%; preta com 15,01%; amarela com 0,51%; indígena com 0,14%; e não há informação em 8,25% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 69,11%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,12%). Os dados completos da pandemia, inclusive da vacinação, podem ser acessados pelo site da Sesab.

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…