PMN poderá obrigar vereadora a ser oposição a Eduardo Campos

por Carlos Britto // 06 de abril de 2010 às 14:56

DSC02199

A vereadora Márcia Cavalcante terá de seguir as diretrizes do seu partido, o PMN, que formará o bloco de oposição ao governador Eduardo Campos (PSB). O detalhe é que Márcia faz parte do grupo político do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que caminha em lado oposto ao PMN. Mas pelo que deixou a entender o presidente estadual da legenda, Silvio Barbosa, a vereadora poderá ser obrigada a marchar com a executiva estadual.

Segundo Silvio, que teve ontem (5) em Petrolina uma conversa reservada com Márcia, a lei de fidelidade partidária impõe mais do que jogo de cintura aos pequenos partidos como o PMN. Determina também o compromisso de todos seus integrantes. “Não podemos abrir mão dessa prerrogativa”, argumentou.

Ele informou ainda que os filiados do PMN – incluindo os detentores de mandatos – receberão a resolução 001/2010, dispositivo que obriga todos os integrantes a estarem alinhados com candidatos do partido ou da coligação. Como o PMN acena para um apoio à eventual candidatura do senador Jarbas Vasconcelos ao governo do estado, Márcia ficaria impedida de seguir com Eduardo Campos.

Em caso de desobediência, de Márcia ou de qualquer outro filiado, a resolução prevê o encaminhamento do caso ao Tribunal de Ética do partido. “Isso é uma orientação não só de Pernambuco. Eu estou cumprindo uma orientação da (Executiva) nacional”, ponderou.

Silvio procurou minimizar situações como a da vereadora em Pernambuco. Disse que este “é um diálogo de mão dupla, e não única”, mostrando sua intenção de buscar um consenso. “Vamos tentar encontrar, nesse primeiro momento, um caminho menos traumático nesse processo”, concluiu.

PMN poderá obrigar vereadora a ser oposição a Eduardo Campos

  1. jorge disse:

    Creio que vc vai precisar mais que uma simples resolução orgânica senhor silvio….

    Voce seguramente vai precisar de uma excelente banca de advogados…. pois com isso ela já conta !

    Aliás , qual foi a participação partidária nesse mandato ?
    Quantas vezes a direção nacional, estadual e até mesmo a local, veio a público contribuir para essa conquista ?
    Contribuiu com algum recurso ? Material ou financeiro ?
    A estadual está cumprindo com todas as suas resoluções orgânicas e políticas ? Cumpre o estatuto ?

    Por favor gente , de vez em quando , vem esse pessoal do recife ditar regras …Adoram fazer essas incursões pelo interior do estado, cercados de egos inflados, para dizer o que deve e o que não deve ser feito…

    Sobra cara de pau, ao mesmo tempo que falta autenticidade partidária e política para estabelecer cobranças nas diversas bases !

  2. SOBREVIVENDO disse:

    Olha a coisa esquentando pelos lados do PMN!!! Será q Marcia Cavalcante vai se dobrar à resolução partidária? Caso negativo, o PMN vai ter coragem de puni-la? Esperemos os próximos capítulos…

  3. DEOMIRO SANTOS disse:

    A RESOLUÇÃO FALA TAMBÉM DE GRAVE VIOLAÇÃO DOS DISPOSITIVOS PARTIDÁRIOS

    As declarações do Presidente Estadual do PMN alertam os edis de Petrolina para ações que configuram grave violação dos dispositivos partidários, demonstrando ignorância e total desconhecimento do Estatuto Social ao afrontar o judiciário e suas resoluções que supriu as históricas omissões legislativas, quando admite uso de simbolos e apoios a candidatos de outros partidos, que simboliza a candidatura de liderança de outro Partido.

    Esta história de não apoiar os candidatos de seu partido é uma postura que contribui para desmoralização do Partido que viabilizou a sua eleição, e é uma afronta desrespeitosa do parlamentar a fidelidade partidária, aos programas, idéias e preceitos do PMN, defendidos em praça pública com a finalidade de captação de votos junto aos eleitores.
    Mudança de Partido desperta forte rejeição da sociedade Petrolinense.

    É grave discriminação e rejeição pessoal ao Partido que o elegeu e serviu de guarida para garantir sua eleição, já que nenhum dos candidatos tinham votos suficientes para se eleger.
    E, agora no poder se distancia e divorcia dos pilares da moralidade, democracia e atuando ao bel prazer de seus interesses pessoais, sem prestar contas a legenda e sem observância aos programas e muito menos, apoia os candidatos do seu partido. Os partidos vão acabar com essa história de fulano pertecer ao grupo de cicrano. Agora é o Partido.

    O Partido não mudou e em seus estatutos está escrito a obrigação dos Vereadores eleitos pelo PMN no Estado fazerem campanha para os candidatos do Partido.

    Ninguém é obrigado a apoiar o candidato do partido, agora para isso é necessário solicitar a desfiliação partidária, para evitar o constrangimento da expulsão por grave violação ao Estatuto do PMN e das resoluções da Justiça Eleitoral.

    COM CERTEZA MÁRCIA CAVALCANTI NÃO FARÁ PARTE DESSA HISTÓRIA.
    MÁRCIA PARA DEPUTADA ESTADUAL

  4. IVANILDO disse:

    Engraçado como são as coisas. se isso valer Jarbas tem que ser expuso do PMDB porque ele apoia Serra tendo um Vice na Chapa de Dilma.

  5. Antonio Pedro! disse:

    A VERDADE!
    Quantas vezes esses representantes do partido(PMN) vieram a Petrolina ajudarem na campanha da vereadora Márcia cavalcante?,discutiram com o povo petrolinense um projeto político?Agora outra situação percebemos que a campanha do senador Jarpas Vasconselos para o governo de Pernambuco começa a ganhar força!Pricinpalmente no sertão pernambucano reduto eleitoral de Fernando Bezerra, o qual não é candidato na chapa majoritária.com isso pode colocar em risco a boa votação de Eduardo Campos no sertão e no agreste de Pernambuco e ate mesmo a releição do atual governador ,é do conhecimento de todos que FBC em 2006 carregou Eduardo campos em uma campanha onde poucos acreditavam.Portanto como comentam-se em bastidores políticos que Inocêncio Oliveira pode vim ser o candidato a senador na chapa de Jarpas, e agora José????????Como fica a campanha de Eduardo campos a releição em nossa região???????

  6. FRANCISCO disse:

    CONCORDO!!!!!!!!!!!!!!!

    Valeu Deomiro Santos e Antonio Pedro!Márcia Cavalcante para deputada estadual e comentário de Antonio está certissimo !O sertão perde com FBC não sendo o nosso candidato a sanador !Te cuida Eduardo Campos!JARPAS E INOCÊNCIO estão chegando!

  7. José Pedro disse:

    Caro Sílvio,

    Você não tem moral nenhuma para obrigar ninguém a pedir votos para um candidato seu.
    A fidelidade que se cobra em lei é seguir a ideologia do partido. Ideologia é seguir as mesmas idéias do partido, e não simplesmente subir em palanque A ou palanque B.
    Corrobora-se da mesma ideologia quando se propõe a defesa de projetos de lei que comungam com a fisiologia partidária, e não em pedir votos para candidatos que nunca tiveram o compromisso com o povo do Sertão.
    Até o presente momento, nunca vi uma ação por parte de Vossa Senhoria para o progresso do PMN na região, inclusive durante o período das eleições municipais.
    Márcia foi eleita Vereadora simplesmente porque possui seriedade, carisma e acima de tudo herança política do seu pai Diniz Cavalcanti. Talvez se dependesse da simpatia ou mesmo do apoio de Vossa Senhoria certamente ela estaria acabada politicamente.
    Para exigir algo tem que haver ajuda, e se isso nunca existiu, diante do quanto anunciado você é certamente um tremendo cara de pau!!!

  8. Maria das Graças disse:

    “Mudança de Partido desperta forte rejeição da sociedade Petrolinense.”

    Não concordo com esta frase. FBC mesmo, um político muito querido e até mesmo idolatrado aqui em Petrolina já foi do PFL (atual DEM) e agora é do PSB. Ou seja, ele saiu do Liberalismo e caiu nas graças do Socialismo. Chega a ser engraçado!!!! Ciro Coelho, ex-DEM atual PSB, outro “liberalista” que virou “socialista”. Nada mais natural que mudar de partido. O cabra muda de partido porque precisa atender seus interesses, e, na maioria das vezes não são interesses ideológicos, e sim pessoais.

  9. Pedro disse:

    Silvio está corretissimo ,ninguém pode alugar partido apenas pra ser candidata quem não tem ideologia entra em qualquer partido agora assuma

  10. Patricio Nunes disse:

    O Sertão precisa de Marcia para deputada estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários