Mais uma contra a Compesa. Só que desta vez não é em Petrolina, e sim na região do Araripe, sertão de Pernambuco.
O distrito de Nascente, com cerca de 10 mil habitantes, situado a quase 40 quilômetros de Araripina tem sofrido com as constantes interrupções no fornecimento de água. Segundo informações dos moradores, há bairros que só recebem água a cada 15 dias. Entretanto as contas têm chegado regularmente.
O problema é que com a nova resolução que permite às empresas incluírem o nome dos inadimplentes no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), muitos consumidores estão deixando de pagar suas contas, porque não acham justo pagar por algo que não consumiram.
Ao procurarem os funcionários da empresa no distrito, os moradores foram informados de que o problema está relacionado às condições dos equipamentos, bastantes “velhos ” e que tudo só seria resolvido com a troca dos mesmos. Diante desses fatos, a comunidade está realizando uma coleta de assinaturas em um abaixo assinado, para se dirigirem a Ouricuri (a regional responsável) para uma audiência com a Gerência no intuito de cobrar soluções imediatas para a questão.
Os moradores prometem ainda, caso não sejam atendidos, destruir o sistema de abastecimento da Compesa em Nascente. Detalhe: Nem Araripina, nem Ouricuri dispõem de órgãos como Procon ou Promotoria pública. Assim, a comunidade fica prejudicada e não tem a quem recorrer. Lamentável.



