Penitentes de Juazeiro podem virar patrimônio cultural da Bahia e do Brasil

por Carlos Britto // 04 de abril de 2010 às 19:46

penitentes Juaz

Uma das tradições religiosas mais fortes em Juazeiro poderá virar patrimônio cultural da Bahia e do Brasil. Os penitentes começaram seu ritual em 1901, com a vinda dos frades capuchinhos à região.

Inclui pessoas de todas as idades, que cumprem promessas por sete anos (ou estações) com paradas para orações e cantos, seguindo para o destino final – o cemitério, onde prosseguem com seus ritos. Esse ritual é feito durante os 40 dias da Quaresma pelas Alimentadeiras das Almas, como são conhecidos os penitentes, que percorrem as ruas da cidade atraindo a atenção dos juazeirenses. Muitos gostam tanto do ritual que passam dos sete anos de promessas, permanecendo nos cordões por vários anos.

Buscando manter essa tradição, o deputado federal Jorge Khoury quer transformá-la em patrimônio dos baianos e, por conseguinte, dos brasileiros.

Ao som das matracas, os penitentes pagam suas promessas vestidos de branco com apenas uma parte do rosto à mostra. Esse ritual é tratado por eles como algo sério que deve ser levado com compromisso por quem decide entrar nos cordões. É um segredo absoluto que precisa de seriedade e zelo.

Há ainda, dentro desta tradição, os cordões de “disciplinadores”, formado apenas por homens. Eles também percorrem as sete estações, mas com a prática do autoflagelo como forma de repetição do sofrimento de Cristo. Eles saem cobertos por lençóis brancos, com estiletes presos em cordões, chamados de ‘disciplinas’, que são lançados nas costas descobertas provocando cortes e sangramentos.“ É muito intensa a religiosidade dessas pessoas que dedicam a Quaresma às orações em prol das almas dos que já se foram. Os penitentes merecem todo o nosso respeito e admiração“, argumentou o parlamentar.

Foto: Jornal A Tarde

Penitentes de Juazeiro podem virar patrimônio cultural da Bahia e do Brasil

  1. C. Silva disse:

    Isso seria um ato de honra à ignorância medieval. Sujeitos se autoflagelam, andando pelas ruas e cantando para as almas dos mortos: este quadro não á uma patrimônio, mas um lixo cultural!

  2. MJ Santos disse:

    Na minha opinião essa tal “cultura” é um terrorismo a se próprio, deveria ser banida e não ser insentivada para se tornar um patrimonio cultural baiano.
    Acredito que as pessoas que participa desse ato, são pessoas completamente leigas a respeito de Deus, pois ele não quer sacrificios e sim Misericordia.
    Esses atos deveria ter alguma importancia na era medieval como diz o nosso colega ai acima.
    E me adimiro muito que o deputado federal Jorge Khoury, esteja com essa idéia, isso só mostra que politico só dar importancia aquilo que chama atenção, sem importar com as consequencia.

    Basta de Violencia!

  3. Profeta disse:

    ” Ora, para o que acompanha com todos os vivos há esperança ( porque melhor é o cão vivo do que o leão morto ). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mais os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco eles tem jamais recompensa, mais a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. ” ( Eclesiastes 9:4-6 )
    A Bíblia Sagrada como verdade absoluta ( João 17:17 ), relata que os mortos não sabem nada do que se passa por aqui, e sendo assim não tem poder de fazer bem nem tão pouco mal, e também não tem recompensa, pois segundo o que estar escrito em Hebreus 9: 27 ao o homem estar ordenado morrer apenas uma vez e depois disso segue-se ao juízo., ou seja estão fazendo sacrifício de tolo. Enquanto aos cordões “disciplinadores”, veja o que está escrito em Miquéias 6: 6-8 ” Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus altíssimo ? virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano ? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros ? dez mil ribeiros de azeite ? Darei o meu primogênito pela minha transgressão ? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma ? Ele te declarou, ò homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildimente com o teu Deus. ” Portanto meus amigos Deus quer obediência e não sacrificio ( 1º S amuel 15:22 ). O sacrifício Jesus já fez por nós, na cruz do calvário. Porém muitos estão errando porque não conhecem as escrituras e nem o poder de Deus ( Mateus 22:29 )

  4. Watergate disse:

    Tem que usar muita droga e tomar muito chifre pra passar uma semana se cortando feito idiota.

  5. RAIMUNDO NONATO DO CARMO disse:

    BOA TARDE.QUE PENA QUE OS DOIS LEITORS TENHAM ESSA OPINIÃO A RESPEITO DO PENITENTES.QUE INTOLERÃNCIA RELIGIOSA.MAS,TUDO BEM.MUITAS VEZES FALAMOS SEM CONHECERMOS A HISTÓRIA.BJS.

  6. Bil13 disse:

    esses caras q nao entende da historia dos penitentes, nao pode falar q nao sabe, sem conhecer a historia da penitencia . monte de babacas fala sem saber.
    nao so aqui em Juazeiro mais em varias cidades da bahia do ceará ate do méxico tem penitentes, e bom procurar saber da historia p depois comentar sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários