Proposta de cotas em universidades para alunos de escola pública é aprovada pela Conae

por Carlos Britto // 02 de abril de 2010 às 15:00

alunos de escola públicaOs delegados da Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovaram ontem (1º) na plenária final a proposta que determina a reserva de 50% das vagas de instituições públicas de ensino superior para alunos de escola pública. De acordo com a decisão, a reserva deverá respeitar a proporção de negros e indígenas da população de cada Estado.

A proposta foi uma das mais polêmicas da plenária final, mas acabou sendo aprovada por ampla maioria. O texto diz que o mecanismo deve vigorar por no mínimo dez anos e “enfatiza a importância” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso no ensino superior.

Como em toda conferência, as propostas aprovadas não têm força de lei, mas servem como um indicativo para as políticas públicas.

No caso da Conae, elas serão diretrizes para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai orientar as políticas do setor para os próximos dez anos. O PNE precisa ser aprovado este ano pelo Congresso Nacional para vigorar a partir de 2011.

Entre os vereadores que representaram Pernambuco, estava a parlamentar petrolinense Cristina Costa (PT).

Foto ilustrativa

Proposta de cotas em universidades para alunos de escola pública é aprovada pela Conae

  1. EDUCAÇÃO? QUE EDUCAÇÃO? disse:

    01/04/2010
    Veja os deputados que votaram contra os professores em PE
    Os professores da rede estadual de Pernambuco passaram a massificar pela internet a campanha para carimbar os deputados que aprovaram a proposta de reajute salarial da categoria. Veja abaixo quem votou com o governo e contra os interesses dos professores:

    1.Aglailson Júnior-PSB

    2.Airinho de Sá Carvalho-PSB

    3.Alberto Feitosa-PR

    4.Amaury Pinto-PR

    5.André Campos-PT

    6.Barreto-PMN

    7.Bringel-PSDB

    8.Carla Lapa-PSB

    9.Carlos Santana-PSDB

    10.Ciro Coelho-PSB

    11.Clodoaldo Magalhães-PTB

    12.Coronel José Alves-PRP

    13.Edson Vieira-PSDB

    14.Elina Carneiro-PSB

    15.Esmeraldo Santos-PR

    16.Everaldo Cabral-PTB

    17.Guilherme Uchôa-PDT

    18.Henrique Queiroz-PR

    19.Isaltino Nascimento-PT

    20.Izaias Régis-PTB

    21.João Fernando Coutinho-PSB

    22.Luciano Moura-PC do B

    23.Lucrécio Gomes-PV

    24.Manoel Ferreira-PR

    25.Marcantônio Dourado-PTB

    26.Nelson Pereira de Carvalho-PC do B

    27.Pastor Cleiton Collins-PSC

    28.Raimundo Pimentel-PSB

    29.Sebastião Rufino-PSB

    30.Sílvio Costa Filho-PMN

    Escrito por Magno Martins, às 12h00

  2. Ana disse:

    O que mais me deixa estupefata é o fato de surgirem a cada dia mais e mais ações de firmação, sejam elas manifestadas em cotas ou em qualquer outro modo.
    Os governantes ao invés de investirem no que é mais básico, mais elementar – como educação de base de qualidade. Empregam-se em diminuir os imapctos causados pela educação de baixa qualidade com as políticas de cotas.
    Cotas para pobre, indígenas, negos, estudantes de escolas públicas, etc. Cotas não igulam, apenas legitima e ratificam a condição de “minoria” dos grupos aos quais se propõe beneficiar.

  3. Ana disse:

    Errata: onde se lê “ações de firmação”, leia-se “ações de afirmação”.

  4. Fernando disse:

    Geraldo Coelho não votou com o Prefeito Mor de Recife!!!!

  5. egnaldo disse:

    Este todos são candidatos a reeleição, pena que alguns professores que mesmo concursados, por terem algum vínculo também no múnicípio ainda serão capazes de votar nesta gentalha que se encontra nesta lista.
    Chegou a hora de dar o troco nestes imcompetentes que só lembram do professor para pedir o voto. Isabel Cristina também faz parte da bancada do governo, no entanto não fez parte desta jogada para prejudicar os professores.

  6. Raimundo Francisco Filho disse:

    Não sei se é para rir ou para chorar. Esse é o resultado das “inovações/invenções” a que o ensino tem sido sumetido nas últimas décadas, somadas à falta de seriedade com que o tema é tratado pelo Poder Público. Cria-se mais um sistema de cotas, em vez de investir na educação básica para que esses alunos entrem na Universidade de cabeça erguida, sem medo de serem discriminados.

  7. Fabiano disse:

    CHEGA A SER RIDICULO, COM EDUCA^ÇÃO PUBLICA DE MÁ QUALIDADE, OQ SE FAZ??? CRIA-SE COTA. COM SÁUDE PUBLICA DE PESSIMA QUALIDADE O QUE SE FAZ?? O GOVERNO CRIA-SE REGRA PARA PLANOS DE SAUDE. O QUE ELE GANHA COM ISSO? POPULARIDADE, COM ISSO O GOVERNO TIRA O FOCO DO QUE REALMENTE ESTA CAUSANDO OS PROBLEMAS.. QUE È: SAUDE PUBLICA DE PESSIMA QUALIDADE, OBRIGANDO O CICADADÂO A PAGAR PLANO DE SAUDE, DESSA FORMA MELHORANDO A QULIDADE DE ATENDIMENTO PELOS PLANOS O CIDADÃO ACHA QUE O GOVERNO ESTA FAZENDO MUITO. PIOR AINDA È ESSE SISTEMA AGORA< MUITOS PAIS FAZEM DAS TRIPAS CORAÇÕES PARA TENTAR PAGAR UMA ESCOLA DE MELHOR QUALIDADE PARA OS FILHOS, E AGORA SE DEPARA COM UMA DESSAS, 50% DAS VAGAS PARA ALUNOS DE ESCOLA PUBLICA… ISSO É ANTICONSTITUCIONAL. HOJE É MALHOR FAZER O SEGUINTE COM NOSSOS ILHOS, DEIXA-LOS EM UMA ESCOLA PUBLICA, PAGAR UM CURSINHO BOM DESDE DE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO. COM ISSO ELE CHEGARÁ NO VESTIBULAR DIPUTANDO COTAS, MAS COM BAGAGEM DE ENSINO PARTICULAR DE QUALIDADE ( É SIM UMA MANEIRA DE "DÀ UM NÓ" NAS COTAS, MAS O GOVERNO DA UM NÓ EM TODO CIDADÂO, E A MAIORIA AINDA ACHA QUE ESTA BOM, ENTÂO QUEM ESTA KIGADO SEJA ESPERTO, DE O TROCO NA MESMA MOEDA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários