Com lockdown vigorando deste a última segunda-feira (15), o município de Sobradinho (BA), norte do Estado, superou 50% do índice de isolamento social. Os dados foram divulgados na terça-feira (16) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI). O percentual mínimo recomendado por autoridades de saúde, como forma de controlar o avanço do novo coronavírus (Covid-19), é 50%.
Nesse dia Sobradinho teve o maior índice registrado (58,3%), levando o município a liderar o ranking das nove cidades baianas que conseguiram superar índice mínimo.
Segundo a SEI, os dados são gerados a partir da geolocalização de dispositivos móveis, como celulares e tablets, pela plataforma InLoco, e se referem ao primeiro dia de lockdown no município, decretado pelo prefeito Luiz Vicente Berti. O bloqueio de quatro dias, segundo decreto municipal, está previsto para se encerrar nesta quinta (18), mas pode ser prorrogado. Hoje o comitê de enfrentamento à pandemia no município vai se reunir para avaliar a medida e a necessidade de prorrogação por mais um período.
“O lockdown em Sobradinho, nestes três dias, foi bastante produtivo e deu resultado, tanto que os dados nos colocam na liderança do índice de isolamento social. Os sobradinhenses aderiram à medida e isso se reflete nos números. Um dia a menos de pessoas nas ruas tem um reflexo muito positivo na contenção do contágio. Portanto, vamos decidir, juntamente com o Comitê, se prorrogaremos a medida até o final de semana, ou se estabeleceremos outro período na próxima semana“, informou o gestor, acrescentando que a população será informada sobre a medida tão logo haja uma decisão sobre o assunto.
Números
Atualmente Sobradinho registra 104 casos confirmados da infecção, com oito óbitos e 27 curas clínicas.