Em seu boletim desta terça-feira (16), a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) confirmou mais 42 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Quatro deles são profissionais de saúde. Os resultados foram obtidos através do teste rápido e todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Eles têm idades entre 18 e 78 anos. Com essa atualização, sobe para 230 o número de infectados com a Covid-19; destes, 71 estão clinicamente curados.
O óbito registrado é de um homem de 63 anos, com neoplasia de pâncreas e doença renal crônica. Ele testou positivo para o vírus e veio a óbito domingo (14) no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), onde estava internado. A Vigilância em Saúde foi comunicada nesta terça-feira sobre o caso. Com este dado, sobe para 11 o número de mortes registradas na cidade.
Juazeiro tem 1.837 notificações para a Covid-19, sendo 1.482 descartadas para a doença e outras 125 pessoas estão aguardando resultado e/ou coleta. Dos 230 casos confirmados, 109 são do sexo feminino, 121 do sexo masculino e, desse total, 46 são profissionais de saúde. A Sesau ressalta que tem 121 pessoas em isolamento domiciliar e 27 pacientes internados – 14 em leitos de UTI e 13 em leitos intermediários, estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade – unidade referência para o novo coronavírus.
Para o H1N1 não há alteração nos dados: continuam as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.
Rede PEBA
A UPA de Juazeiro conta com oito leitos equipados com respiradores e três estão ocupados, representando ainda 38% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e, destes, quatro estão ocupados, com uma taxa de 33% de ocupação.
O HRJ dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, no entanto dois leitos ainda não foram habilitados para uso. No boletim desta terça, a Sesau informa que só teve acesso a informações de pacientes residentes em Juazeiro e o registro é de que três estão na UTI. Dos 29 leitos intermediários, quatro estão ocupados com pacientes de Juazeiro.
O Hospital São Pedro em Remanso (norte da Bahia) tem 10 leitos de UTI. A pasta teve a informação que um paciente de Juazeiro permanece internado na UTI da unidade. O hospital dispõe ainda de 30 leitos intermediários e um permanece com paciente de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões em Salvador permanece com um paciente em estado grave na UTI da unidade.
O Hospital Neurocardio em Petrolina (PE) também disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento da rede pública e os pacientes de Juazeiro estão distribuídos da seguinte forma: um internado em leito de UTI disponibilizado para a rede pública, um paciente internado em leito intermediário público, um internado em UTI dos leitos privados da unidade e dois pacientes internados em leitos intermediários privados.
O Hospital Memorial, também em Petrolina, disponibilizou cinco leitos de UTI para atendimento do SUS. Destes, quatro estão ocupados com pacientes de Juazeiro. O Hospital Promatre tem um paciente internado em leito intermediário na ala SUS da unidade.