A situação envolvendo a saúde pública de Juazeiro (BA) continua causando polêmica, enquanto a população aguarda ansiosa a inauguração de dois novos hospitais. A Policlínica Regional, construída no bairro Jardim Flórida, promete desafogar o setor, que está superlotado. Já a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), situada ao lado do Hospital Regional, no Bairro Santo Antônio, será referência para os pacientes oncológicos da região, que abrange mais de 540 mil habitantes.
A previsão é de que esses dois equipamentos de saúde sejam inaugurados no início do segundo semestre deste ano, mas o Governo do Estado ainda não divulgou datas. Nas redes sociais, muita gente tem cobrado uma posição do Município, mas a Prefeitura não tem responsabilidade sobre questões envolvendo essas datas.
Equipamentos
O Governo baiano já disse que o valor investido na Policlínica é de R$ 22 milhões, montante que é dividido entre a administração estadual (40%) e os municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde (60%). O equipamento ocupa uma área predial de aproximadamente 3 mil metros quadrados (m²).
As policlínicas regionais têm como finalidade realizar o atendimento mediante agendamento pela Secretaria de Saúde local. Não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demandas espontâneas. Após uma consulta no posto de saúde e o médico identificando a necessidade de uma consulta com especialista, a Secretaria faz o agendamento na Policlínica e então é realizado todo o acompanhamento do paciente. A Região de Saúde de Juazeiro é formada por 10 municípios, e todos aderiram ao Consórcio Público para implantação da policlínica, que atenderá uma população de 544 mil habitantes.
Já a Unacon funcionará ao lado do Hospital Regional de Juazeiro, com a oferta de diversos serviços, a exemplo de radioterapia (o primeiro do norte da Bahia), braquiterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica. A unidade contará com um acelerador linear, com capacidade para realizar mais de 40 mil sessões de radioterapia por ano. Atualmente, apenas Salvador e Feira de Santana possuem o equipamento.