Coluna do Blog

por Carlos Britto // 11 de junho de 2019 às 07:00

O Incra Médio São Francisco, o PT e o Governo Bolsonaro

Após quase seis meses do Governo Bolsonaro, os petistas não poupam críticas a atual gestão. Mas há um detalhe que , ao menos por enquanto, esse pessoal não pode reclamar tanto assim.  O Incra do Médio São Francisco (que abrange municípios de Pernambuco e Bahia) ainda continua sob a gestão da estrela vermelha.

Apesar do superintendente do órgão, então do Governo Temer, ter sido exonerado em 24 de janeiro passado, desde então respondem pela gestão servidores declaradamente militantes petistas. O atual mandatário local do órgão, por exemplo, se refere a Jair Bolsonaro e sua família de forma contundente.

A sua chefe de gabinete se orgulha em dizer que é “simpatizante do PCdoB” e já foi vista várias vezes em manifestações políticas defendendo o Movimento ‘Lula Livre’, juntamente com o chefe do setor de Planejamento e Controle do órgão.

E não há sequer sinais de que desejam colocar seus cargos atuais à disposição. Enquanto isso lideranças do MST regional, sem legitimidade de representação, permanecem ali como interlocutores e parceiros privilegiados, o que se denota nas frequentes visitas que fazem à unidade regional. Tudo leva a crer, portanto, que estão à espera de uma articulação política com o MST e políticos locais, com a intenção de tentar burlar a ordem presidencial de ‘despetizacão’, preservando seus cargos comissionados em pleno governo Bolsonaro. Resta saber até quando se conseguirão seu intento.

Encontro amigável

O presidente da Câmara de Juazeiro (BA), Alex Tanuri (PSL), recebeu ontem (10) o presidente do MDB de Juazeiro, Osanah Setúval. “Foi um encontro amigável. Falamos sobre a conjuntura nacional, a realidade política da Bahia e as dificuldades do Brasil. Osanah é uma pessoa experiente e volta a se empenhar na política de Juazeiro. Isso é bom“, resumiu Tanuri. Vale ressaltar que Osanah agora faz parte do Governo Municipal, pois foi nomeado pelo prefeito Paulo Bomfim para ocupar o cargo de Superintendente, vinculado à Secretaria de Governo.

Saúde sem planejamento

Para o vereador Allan Jones (PTC), a Saúde em Juazeiro (BA) não tem planejamento. Ele voltou a detonar o setor, ontem (10), na sessão da Câmara Municipal. “Juazeiro passa por uma situação difícil na saúde pública. A população clama por realização de pequenos procedimentos e pequenas cirurgias. Infelizmente, o município precisa melhorar e muito e viabilizar a realização de citados procedimentos, para que a gente posa ter uma saúde tão esperada e preconizada pela Constituição. É preciso que haja planejamento na Saúde do município de Juazeiro“, disparou.

FBC e Roberto Magalhães

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) se reuniu, nesta segunda-feira (10), no Recife, com o ex-governador de Pernambuco Roberto Magalhães. Na ocasião, ambos fizeram uma avaliação da atual conjuntura política e econômica do País, e os desafios para o futuro. “É sempre gratificante poder ouvir a experiência do doutor Roberto Magalhães, suas avaliações dos cenários que se apresentam no Brasil e em Pernambuco. Temos muitas convergências em nossas visões e é importante termos esses diálogos para nos prepararmos para os próximos passos”, destacou FBC.

Coluna do Blog

  1. Ângela Duarte disse:

    Os ptralhas não largam o osso assim não.
    Querer que eles tenham ética no exercício do cargo é exigir demais de quem acha que Lula está preso injustamente.

  2. Itaciara disse:

    As pessoas que estão ocupando o cargo, nada tem a ver com questões políticas, mas porque são pessoas competentes e capacitadas para assumirem tais funções no Incra.

    1. Leonardo P disse:

      Amigo não é aquele que condena, se queixa e crítica. Amigo diz o algo de bom do outro e aquilo que o outro gosta. Seja amigo! Não desista daqui, aceite o outro, ajude-o, acolha, ame. Quando você está cercado dos melhores coisas boas acontecem.

  3. Moacir Filho disse:

    Ocorre o mesmo na Embrapa, onde o presidente do PT de Petrolina foi nomeado em 2019 como negociador de projetos, serviços e tecnologia da Empresa. O PT detona Bolsonaro, mas não abre mão de comissões e vantagens. Que falta faz o dr Osvaldo Coelho pra tirar essa gente.

  4. Rodrigo Beserra disse:

    Acho que cabe ao atual governo nomear quem for aliado dele. Se até agora não o fez, deve ser porque está tendo dificuldades de encontrar aliados competentes para tal empreitada.

  5. Bruno disse:

    Segundo a Novíssima Gramática Moral Brasileira, o gênero textual desta matéria é “esperneio”, característico da escola literária obscurantista, criada por monges que se diziam santos e que anunciaram um novo tempo que nunca chegou…

  6. Simone Ramos disse:

    O Incra é um órgão que atende o público da reforma agrária. Logo, acho incoerente a reportagem. Sugiro que apure melhor os fatos antes de tudo. E os gestores que aqui estão são servidores que passaram por concursos.

    1. Profissional Liberal disse:

      Podem ficar no cargo efetivo, afinal são concursados. Mas em sendo ativistas do PT e PC do B deveriam entregar os cargos comissionados, pois para assumir estes é necessário afinação política e lealdade ao Mandatário maior do Governo. Como imaginar lulopetistas sendo leais a Bolsonaro? Venderão suas almas e convicções politicas só para manter uns trocados nos vencimentos? Pedir exoneração das chefias seria uma questão de ética. E quanto às ilações, para que pudessem assim afirmar com tanta convicção, deveriam esses gestores abrirem um PAD para apurar às denúncias de inobservância das normas atuais do INCRA de atendimento ao público. Simplesmente negá las ñ fica bem . Assim, fica a pergunta: Por quê não uma sindicância para apuração? Se há lisura, não há risco na transparência!

  7. Jaime Albuquerque disse:

    Não entendo como servidores petistas, com ideologias totalmente diferente da do atual governo, querem se manter a qualquer custo nos cargos. Isso é totalmente falta de ética e coerência!! Coisa que não se pode esperar dos militantes da estrela vermelha!!

  8. Soraia Medrado disse:

    Petralha no cargo é que nem papagaio no arame, quando solta os pés se segura com o bico…. Rsrsrs…

  9. Vera Galhardo disse:

    Fui servidora desta Superintendência do Incra durante quase dez anos. Posso garantir que, independente de posições partidárias, trata-se de uma equipe com enorme competência. Já sobre um presidente que, com 6 meses de governo, não consegue nomear sua equipe, não posso dizer o mesmo…

  10. Juazeirense disse:

    A maioria dos que saem em defesa dessa turma estão lá por um aparelhamento de décadas ou por conta da necessidade de diárias.

  11. Thiago souza disse:

    Esse militância do PT tem que ser colocado pra fora do INCRA, esses lixos estão atrasando o país!

  12. Valdir Jr disse:

    Pessoas que com ideologias diferente do atual governo não pode ter cargos na superintendência e outros cargos de confiança do incra, isso é totalmente fora do contexto, são aquelas pessoas que torcem e fazem de tudo pra derrubar o governo, por tanto tem que exonerar todos e colocar pessoas que tem compromisso com a mudança e confiança do Governo Federal e regional!!

  13. Valdir Jr disse:

    Pessoas que com ideologias diferente do atual governo não pode ter cargos na superintendência e outros cargos de confiança do incra, isso é totalmente fora do contexto, são aquelas pessoas que torcem e fazem de tudo pra derrubar o governo, por tanto tem que exonerar todos e colocar pessoas que tem compromisso com a mudança e confiança do Governo Federal e regional!! #forapetezada

  14. Arnaldo Pereira disse:

    Aqui no Mato Grosso nomearam um petista pra o cargo de Superintendente do Incra em um dia e no outro dia ele já estava exonerado, porque o nosso Deputado Federal Nelson Barbudo agiu rapidamente. Aí em Pernambuco não tem político do lado do governo não? Se não me engano o líder do Senado é aí de Petrolina, não é? Ele não conhece essa situação? Se conhece, porque não atuou ainda pra exonerar os petralhas e colocar alguém de confiança do governo pra gerir o Incra?

  15. Sebastiao do Rojão disse:

    Esse povo quer ficar na mamata apena pra ganhar mais dinheiro e viver do jeito que vevia quando os petista mandava. são uns parasita. devia ter vergonha e deixar o povo do Bolsonaro trabalhar. tudo um bando de malandro aproveitador. Acabaram com o Brasil e vivem de fazer intriga e confusão, mas a hora vai chegar. tem uns petista que ficam doidinhos aí pq sabem que vão perder a boquinha.

  16. Alisson Gouveia disse:

    Também sou funcionário público e sei do desespero dos vermelhinhos. Eles não querem perder a boquinha de modo algum.
    Ficam bravejando e esperniando em todos os setores, aliciando os servidores de cabeça mais fraca e tentando convencê-los que são mais competentes que os outros.
    No meu órgão por exemplo, tem uma comunista que comanda o setor das capacitações e só ela e os aliados é que viajam para realizar os cursos fora de Petrolina e desta feita anuncia nos 4 cantos do mundo que é insubstituível para o serviço público… pobre servidora!

  17. Alisson Barbosa disse:

    Também sou funcionário público e sei do desespero dos vermelhinhos. Eles não querem perder a boquinha de modo algum. Ficam esbravejando e esperneando em todos os setores, aliciando os servidores de cabeça mais fraca e tentando convencê-los que são mais competentes que outros.
    No órgão que trabalho por exemplo, tem uma servidora, que por sinal é comunista, que comanda o setor de capacitações.Só ela e os seus aliados é que viajam para realizar cursos fora de Petrolina e desta feita anuncia nos 4 cantos do mundo que é insubstituível para o serviço público!

  18. Ronald disse:

    Infelizmente ainda levará algum tempo para despolitizar e sanear as instituições públicas, visando que as mesmas sirvam ao propósito para que foram criadas…

  19. FRANCY COSTA disse:

    As pessoas que criticam, mal sabem que o Incra está acabado e os servidores da Casa (concursados) é que estão na luta para que ainda exista um serviço de qualidade. Os servidores ainda lutam para que todos os cargos comissionados sejam ocupados por quem é efetivo e não por afilhados de políticos que só vão para lá com o objetivo de enriquecer a si e ao partido que representam. O atual governo não quer saber de política pública social, principal trabalho do Incra. Vergonha é criticar sem saber a realidade do Incra e de seus servidores .

  20. Cidadã disse:

    Vejam este documento de Fevereiro de 2019. Está reportagem me parece estratégia para realmente acabar com a superintendência de Petrolina
    http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/64785775

  21. Janaína disse:

    Sinceramente, é melhor fechar a Superintendência ou então virar Unidade Avançada de Recife, do que manter petista nos cargos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários