Coluna do Blog

por Carlos Britto // 24 de maio de 2019 às 07:00

Câmara Municipal de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo)

O revés na bancada governista e a queda de braço ganha (mais uma vez) pela oposição

Um revés na bancada governista da Câmara de Petrolina se mostrou ontem (23). O legislativo municipal desistiu de votar título de homenagem a Jair Bolsonaro (PSL), que estará hoje (24) na cidade.

Como mostramos, a proposta de conceder título de cidadania ao presidente foi tirada de pauta durante a sessão ordinária. A decisão foi a pedido do próprio autor da matéria, vereador Elias Jardim (PHS). Ele afirma que não houve articulação política e diz que e o motivo do adiamento foi a ausência de votos previstos.

Elias precisava de 16 votos e só contava com 12, por isso preferiu tirar da pauta. Seria necessário dois terços da Câmara para aprovar o projeto.

Na verdade, os vereadores da oposição – que são apenas cinco – ganharam mais uma vez, pois Elias não conseguiu juntar os colegas da sua própria bancada. E olha que isso é quase cláusulas pétreas das casas legislativas. Ninguém barra título de cidadão de um outro para evitar que o seu seja barrado. Mas parece que com Elias não aconteceu a mesma coisa.

Mas também, se fosse para entregar o título atropelado a Jair Bolsonaro, na pista do aeroporto ou numa passagem qualquer, entre um compromisso e outro, não valia a pena. Título de cidadão petrolinense precisa ser honrado, por quem entrega e por quem recebe. É melhor fazer as coisas mais organizadas.

Mudança de endereço

A Secretaria de Agricultura de Petrolina passará a funcionar na área central da cidade. Atualmente localizada na Avenida Honorato Viana, próximo à UPA, a nova sede ficará na Rua das Laranjeiras, nº 265, próximo ao ponto de transportes que vêm da zona rural na Praça Pio XII, mais conhecida como Praça do Galo. Para o secretário da pasta, Simão Durando, “a mudança foi pensada especialmente para melhorar o acesso às pessoas que vêm do interior para a cidade resolver seus compromissos e têm muita despesa com o deslocamento“. A mudança acontecerá no início de junho.

Paulo Bomfim recepcionará Bolsonaro?

A pergunta que não cala em Juazeiro é: Paulo Bomfim vai recepcionar o presidente Jair Bolsonaro, hoje (24), em Petrolina? O questionamento é pertinente, visto que ele se ausentou quando a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chegou a Petrolina no mês passado. Segundo informações, o prefeito só foi ao encontro da ministra quando ela já estava na zona rural de Juazeiro.

Detectores de metal

Está em tramitação, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei 19.995, de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), com a finalidade de garantir a obrigatoriedade de instalação de detectores de metal nas salas de cinema, teatros e casas de show, na Bahia. De acordo com o parlamentar, a perplexidade e inquietação que sentimos quando nos deparamos com ações de violência em casas de espetáculos e cinemas nos fazem pensar sobre a criação de políticas públicas que garantam mais tranquilidade à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários